sábado, 29 de outubro de 2011

Final dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara: Brasil Feminino perde o ouro para o Canadá; México bate a Argentina no Masculino e fica com o ouro


Jogos Pan-Americanos de Guadalajara

Futebol Feminino


Final

Brasil (3) 1x1 (4) Canadá

Brasil toma gol no fim, cai de novo nos pênaltis e perde o ouro para o Canadá

Mais uma vez, as meninas do Brasil caíram nos pênaltis.
A Seleção Brasileira suou, batalhou, abriu logo cedo o placar, mas como nas quartas de final da Copa do Mundo Feminina contra os Estados Unidos, permitiu um gol no finalzinho das canadenses e acabou sendo derrotada nas penalidades máximas, ficando com a prata dos Jogos Pan-Americanos.
Diante de um adversário já conhecido das brasileiras, pois as seleções se enfrentaram na primeira fase e empataram por 0 a 0, o técnico Kleiton Lima não quis saber de conversa e mandou o time para o ataque. E com apenas três minutos, o cenário brasileiro ficou perfeito: Débora dominou na entrada da área, ajeitou e soltou a bomba no ângulo, não dando chances para a goleira Leblanc. Brasil 1 a 0.
O gol assustou o Canadá e retraiu a equipe na defesa. Com maior posse de bola e domínio da situação, o Brasil deitava e rolava, abusando dos gols perdidos. Mesmo sem sofrer muitos sustos, a Seleção controlava o jogo e parecia ter uma vitória tranqüila até o fim da partida. Porém, a sina dos minutos finais veio à tona e, aos 42 do segundo tempo, Sinclair desviou de cabeça após péssima saída da goleira Bárbara e empatou o jogo para as canadenses.

O jogo foi para a prorrogação e o cansaço tomou conta das atletas. Sem grandes lances, brasileiras e canadenses pouco fizeram e levaram a decisão para os pênaltis.
Nas cobranças, o Brasil foi muito mal. Apesar do jeito estranho em que se posicionava a goleira canadense, não pulando na bola e escolhe o canto antes da batida, duas cobranças foram desperdiçadas. Abrindo a série, Diana Matheson fez para o Canadá; Francielle empatou. Depois, Margaret Sinclair recolocou o Canadá em vantagem, mas Maurine empatou. Booth fez para as canadenses na terceira cobrança e viu Grazielle desperdiçar o chute. Schimdt fez 4 a 2, mas Ketlen diminuiu. Na última cobrança, Chapman mandou na trave e Débora, que tinha a chance de empatar e recolocar o Brasil na disputa, mandou nas mãos de Leblanc o sonho do tricampeonato, garantindo o ouro para o Canadá.
No fim, prata para o Brasil, o primeiro da história.

Leblanc comemora a defesa que garantiu o ouro ao Canadá

Brasileiras lamentam a derrota na final


Disputa do 3º lugar

Na decisão do bronze, o México levou a melhor para cima da Colômbia e venceu por 1 a 0, levando ao delírio o estádio Ominilife, que apresentava um público razoável. Marie Ruiz, aos 10 minutos do primeiro tempo da prorrogação, fez o gol que garantiu o pódio para as mexicanas e o segundo bronze da história do país no futebol dos Jogos Pan-Americanos. O México também possui uma prata.
Já a Colômbia, derrotada, segue sem ter conquistado uma medalha sequer no esporte.

O México venceu a Colômbia e garantiu o bronze


Ficha do jogo:

Brasil: Barbara; Karen, Tânia Maranhão, Bagé e Rosana (Ketlen); Francielle, Maicon, Maurine e Formiga; Thaís (Grazielle) e Débora.
Técnico: Kleiton Lima

Canadá: Chenelle Leblanc; Kelly Parker, Krista Gayle (Emilie Wilkinson), Lauren Sesselmann (Melaniie Booth) e Kaylyn Kyle (Diana Schmidt); Diana Matheson, Margaret Sinclair, Elizabeth Woeller e Katrine Julien; Margaret Chapman e Marie Scott.
Técnico: John Herdman

Gols: Débora 04 1º (B), Margaret Sinclair 42 2º (C).

Cartões Amarelos: Tânia Maranhão (B); Kaylyn Kyle, Katrina Julien e Krista Gayle (C).

Árbitra: Theresa Ferreiras (Guiana).
Assistentes: Rita Muñoz e Ivonne Chávez (ambas do México).

Estádio Omnilife, Guadalajara, México

Brasil e Canadá empataram por 1 a 1 e decidiram
nos pênaltis


Tabela de jogos

Final – 27/10
Brasil (3) 1x1 (4) Canadá

Decisão do Bronze – 27/10
México 1x0 Colômbia


Campanha do Canadá

5 jogos
3 vitórias
2 empates
7 gols pró
3 gols contra 

Canadá (4) 1x1 Brasil (3) – Final
Canadá 2x1 Colômbia – Semifinal
Canadá 0x0 Brasil – 1ª Fase
Canadá 1x0 Argentina – 1ª Fase
Canadá 3x1 Costa Rica – 1ª Fase


Ranking de medalhas de ouro

2: Brasil (2003 e 2007)
1: Canadá (2011) e Estados Unidos (1999)


Pódio do Pan 2011: Brasil, Canadá e México



_________________________________________________________________
Futebol Masculino

Final

A grande decisão do futebol masculino neste Pan de Guadalajara não poderia ter sido mais emocionante para os mexicanos. Com o Ominilife completamente lotado, o México suou, mas venceu a Argentina por 1 a 0 e conquistou o seu quarto ouro na história do esporte da competição, igualando-se assim ao futebol brasileiro.
O gol salvador foi marcado por Amione aos 30 minutos do segundo tempo, selando assim a bela campanha da seleção no torneio. Em três jogos, foram quatro vitórias e um empate, sendo doze gols marcados e apenas quatro sofridos.

Disputa pela bola na decisão do Pan

Amione comemora o gol do título: 1 a 0 na Argentina


Decisão do 3º lugar

Em terceiro lugar ficou a seleção uruguaia. Após serem eliminados pela Argentina na semifinal, os uruguaios tiveram que suar muito para vencer a algoz da Seleção Brasileira, Costa Rica. Com um placar de 2 a 1, o Uruguai fechou a campanha no Pan com medalha de bronze, a segundo de sua história, já que possui outro ouro.
Gastón Silva, aos três do segundo tempo, abriu o placar para os sul-americanos. Aos 16, Facundo Piriz ampliou para o Uruguai. Somente aos 36, McDonald descontou para os costarriquenhos, que não conseguiram igualar o placar e acabaram ficando de fora do pódio.

Uruguaios vibram a conquista do bronze


Tabela de jogos

Final – 28/10
México 1x0 Argentina

Decisão do bronze – 28/10
Costa Rica 1x2 Uruguai


Campanha do campeão México

  5 jogos
  4 vitórias
  1 empate
12 gols pró
  4 gols contra

México 1x0 Argentina – Final
México 3x0 Costa Rica – Semifinal
México 5x2 Uruguai – 1ª Fase
México 1x1 Trinidad e Tobago – 1ª Fase
México 2x1 Equador – 1ª Fase


Ranking de medalhas de ouro

6: Argentina (1951, 1955, 1959, 1971, 1995 e 2003)
4: Brasil (1963, 1975, 1979 e 1987) e México (1967, 1975, 1999 e 2011)
1: Equador (2007), Estados Unidos (1991) e Uruguai (1983)


Thayan O. Motta

Nenhum comentário:

Postar um comentário