sábado, 8 de outubro de 2011

Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo 2014: conheça as nove seleções que brigarão pelas cinco vagas


Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo

A briga agora é para 2014

Passou-se a ressaca da Copa América com o título uruguaio na casa argentina, chegou a hora das Eliminatórias para a Copa do Mundo. Pela primeira vez desde que começou a ser disputada no atual modelo de turno e returno, apenas nove equipes aparecem disputando as quatro vagas diretas para o Mundial e uma para os playoffs contra um representante asiático. A ausência, obviamente, é a da Seleção Brasileira, anfitriã da próxima Copa e classificada automaticamente.
Nesta sexta-feira, se inicia a disputa que irá durar longos dois anos para decidir os representantes da América do Sul na Copa do Mundo de 2014. Na última, o Brasil passou com sobra nos 18 jogos que fez em sua caminhada. Paraguai, vice-campeão do continente, Uruguai, atual campeão, Chile e Argentina, aos trancos e barrancos, classificaram-se para o Mundial da África do Sul em 2010, numa Copa que foi especialmente boa para os uruguaios, quarto colocados.
Porém, a última Copa América provou que as forças se nivelaram no continente e países, que antes eram considerados sacos de pancada e motivos de risada, começam a dar dor de cabeça para os grandes. Os exemplos de Venezuela, semifinalista da Copa América e por um fio fora do último Mundial; Peru, também semifinalista da Copa América, mas último colocado nas Eliminatórias para 2010; Colômbia, que voltou a encantar o torcedor com seu bom futebol; e o Equador, que chegou nos Mundiais de 2002 e 2006, mas caiu em 2010 e ficou de fora na última rodada. Para fechar, a Bolívia vem como a décima força, mas as vitórias diante de Argentina, Paraguai e Brasil nas últimas Eliminatórias, e o empate diante da Argentina por 0 a 0 em La Plata, mostram que não existem mais bobos no futebol.
Caracterizado por um futebol extremamente ofensivo, os sul-americanos tem por marca registrada os bons ataques, prometendo muitos gols e raça para essa classificatória.
Até 2013, 72 jogos rolaram para definir quem irá desfilar as suas camisas em solo brasileiro.

Confira aqui no Blog do Sport, os jogos e a classificação atualizada de tudo o que rola nas Eliminatórias pelo mundo, trazendo imagens e fichas atualizadas das partidas.

Uruguai na última Copa do Mundo: 4º lugar

Uruguai na Copa América 2011: campeão



Conheça as nove seleções:


Argentina

Em tempos de sorriso mudo

Na teoria, é a grande força do continente sem a presença do Brasil; na prática, é a terceira, já que Uruguai e Paraguai apresentam momentos melhores. A Argentina vem caindo de produção ultimamente, não sendo mais aquela temida seleção que atropelava os vizinhos continentais. Hoje, ela apresenta falhas comuns iguais aos da Bolívia, por exemplo, sendo até goleada por 6 a 1 pelos bolivianos nas últimas Eliminatórias.
Há 18 anos sem título e há sete sem vencer sequer uma Libertadores com seus grandes clubes, a torcida está desconfiada e pede apelo à AFA. Ainda mais com a recente queda do gigante River Plate para a segunda divisão argentina, todos os torcedores se mobilizaram em pensar no que está acontecendo. Após a última edição da classificatória para o Mundial terminar com sofrimento e classificação na última rodada, depois da eliminação com goleada para a Alemanha nas quartas de final da Copa do Mundo e o fiasco em casa na Copa América, os argentinos acenderam o sinal de alerta, diminuindo o salto e pregando o jargão “vamos jogar bola”. Não há mais espaços para brincadeira. Se bobear, a vaga vai para o espaço, o que seria o maior vexame da história dos Mundiais. Elenco tem, com Messi, Agüero, Tévez, Higuain, Verón, Di Maria e Cia., mas se o nariz empinado prevalecer, é provável que dias de nuvens cinza apareçam no céu dos nossos vizinhos hermanos.

Curiosidades:

Últimas Eliminatórias: 4º lugar (10v, 3e, 5d)
Participações em Copas do Mundo: 15 (ficou de fora em 1938, 1950, 1954 e 1970)
Melhor posição em Copas do Mundo: Campeão em 1978 e 1986
Posição cravada pelo blogger: 1º lugar

Time-base: Romero, Javier Zanetti, Gabriel Milito, Burdisso, Rojo, Banega, Mascherano, Cambiasso, Lavezzi, Messi e Tévez.
Técnico: Alejandro Sabella





_________________________________________________________________
Bolívia

Mais do mesmo?

A esperança boliviana passa pelos pés de Marcelo Moreno. Mesmo com o brasileiro naturalizado boliviano, o time de Evo Morales entra com pouquíssima chance de vaga, sendo considerada a décima força do continente.
Porém, a última Copa América e os resultados obtidos nas Eliminatórias para a Copa de 2010 acenderam as velas da Bolívia. Empate por 0 a 0 com a Argentina no jogo de estréia da competição, vitórias por 6 a 1 sobre a mesma Argentina em La Paz, triunfo sobre a Seleção Brasileira por 2 a 1 na mesma cidade e outra vitória para cima do Paraguai ativaram a esperança de participar da quarta Copa do Mundo da história, apesar de parecer impossível que isso vá acontecer.
Se nem na Libertadores algum clube boliviano vai longe, é difícil imaginar que o país volte a Copa do Mundo. Um dos trunfos, é a elevada altitude de La Paz: 3.660 metros.

Curiosidades:

Últimas Eliminatórias: 9º lugar (4v, 3e, 11d)
Participações em Copas do Mundo: 3 (1930, 1950 e 1994)
Melhor posição em Copas do Mundo: 12º lugar em 1930
Posição cravada pelo blogger: 9º lugar

Time-base: Arias, Logio Alvarez, Ronald Rivero, Luis Gutiérrez, Ronald Raldes, Jaime Robles, Vaca, Walter Flores, Campos, Rojas e Marcelo Moreno.
Técnico: Gustavo Quinteros





_________________________________________________________________
Chile

Sorte ás vezes cá, sorte ás vezes lá

É um dos favoritos à vaga. Vem de uma eliminação frustrante para a Venezuela nas quartas de final da Copa América, mas colhe bons resultados ultimamente. No último Mundial, em 2010, o Chile fez jogo duro com a Espanha e foi eliminado pelo carrasco Brasil nas oitavas de final, quando perdeu por 3 a 0 e se despediu da África do Sul. Aliás, o Chile foi o segundo colocado nas últimas Eliminatórias, ficando um ponto atrás do Brasil.
Com a volta de todos os titulares e a presença de uma nova estrela em seu elenco, Sanchéz, o Chile entra querendo estragar a festa de uruguaios, paraguaios e argentinos, revivendo a boa época de Salas, Maldonado e Tapia, quando também foi eliminada de uma Copa do Mundo para o Brasil, em 1998, na mesma fase de oitavas de final.
Assim como o uruguaio, o futebol chileno voltou. Grandes equipes, como Universidad de Chile, Universidad Católica e Colo Colo, assustam e brigam por títulos no continente. Grandes jogadores estão ai, soltos pelo mundo. É o caso de Sanchéz, jóia rara que saiu do Colo Colo e River Plate, para desfilar na Udinese e agora no poderoso Barcelona. Outro é o brasileiro Valdívia, camisa 10 do Palmeiras e da seleção. Completando a boa safra aparecem Ariel Fernandéz, do Sporting de Portugal, o meia Vidal, titular do Bayer Leverkusen da Alemanha, e o matador Suazo, que atua no Zaragoza da Espanha e foi o último artilheiro das Eliminatórias.
No mês de Setembro, a seleção chilena fez um amistoso duro contra a Espanha, onde abriu 2 a 0 e tomou a virada no fim do jogo. É provável que brigue por uma das vagas diretas ou pela repescagem.

Curiosidades:

Últimas Eliminatórias: 2º lugar (10v, 3e, 5d)
Participações em Copas do Mundo: 8 (1930, 1950, 1962, 1966, 1974, 1982, 1998 e 2010)
Melhor posição em Copas do Mundo: 3º lugar em 1962
Posição cravada pelo blogger: 4º lugar

Time-base: Bravo; Jara, Ponce, Vidal e Isla; Carmona, Fernandez, Valdívia, Beausejour; Suazo e Sanchéz.
Técnico: Claudio Borghi






_________________________________________________________________
Colômbia

Amarelo quase desbotado

O futebol colombiano dá provas de que amadureceu. Após três Copas do Mundo ausente, a Colômbia reagiu e mostra que quer jogar no Brasil em 2014. E por que isso? Porque agora a equipe tem uma base forte, uma torcida apaixonada e uma gana de vencer e disputar um Mundial após 16 anos de ausência.
Na equipe, jogadores como Dayro Moreno, o terror dos clubes brasileiros; Pablo Armero, da Udinese e ex-Palmeiras; Guarín, meio-campo titular do Porto; o perigoso Rodallega, e ele, o matador e astro da equipe, Falcão García, contratação mais cara da história do Atlético de Madrid da Espanha.
Levando como parâmetro a Copa América, a eliminação para o Peru nas quartas de final, após mandar três bolas na trave durante o tempo normal e sofrer dois gols na prorrogação, mostram a maior fraqueza da equipe: a defesa. Ao liderar o grupo da Argentina, a Colômbia se mostrou forte com o seu poderio ofensivo, mas pecou ao se defender e acabou perdendo a chance de beliscar o título, já que Brasil e Argentina caíram na mesma fase. É um time que faz muitos gols e toma bastante.
Com poucas participações em Copas do Mundo, a Colômbia foi protagonista de dois lances que marcaram a história dessa fascinante competição. Primeiro, no longínquo ano de 1990 na Itália, o cabeludo goleiro colombiano Higüita tentou driblar a lenda camaronesa Roger Milla e perdeu a bola, dando o gol vazio para o atacante dar a vitória ao seu país. No segundo episódio, desta vez em sua penúltima participação em Copas do Mundo, a Colômbia teve um dos fatos mais tristes da história. Em 1994 nos Estados Unidos, o zagueiro Escobar, ao marcar um gol contra que eliminou a seleção do torneio, foi assassinado na volta ao país. Em 1998, perdeu dois jogos e venceu a Tunísia, caindo na primeira fase.
Em 2014, ela terá que suar muito a camisa para estar entre as cinco melhores, mas até lá falta muito chão ainda.

Curiosidades:

Últimas Eliminatórias: 7º lugar (6v, 5e, 7d)
Participações em Copas do Mundo: 4 (1962, 1990, 1994 e 1998)
Melhor posição em Copas do Mundo: 14º lugar em 1962
Posição cravada pelo blogger: 7º lugar

Time-base: Martínez, Zúñiga, Perea, Yepes, Pablo Armero, Bolívar, Rodallega, Guarín, Adrián Ramos, Dayro Moreno, Falcão García.
Técnico: Dario Gomez





_________________________________________________________________
Equador

Para provar que 2010 foi apenas um tropeço


Surpresa em 2002 e favorita à vaga em 2006 e 2010, o Equador não é mais aquela frágil seleção que vivia tomando goleada atrás de goleada no continente. Hoje, o enrijecido time nacional conta com um aliado a mais para tentar a vaga no Mundial em 2014: a altitude. Em seu estádio, o Equador tem uma excelente média de pontos quando recebe os adversários em Quito, à 2.850 metros acima do nível do mar.
Mas a altitude não ganha todos os jogos. O Equador encontra sérios problemas em seu elenco, como a falta de uma defesa sólida e de um ataque matador. Fora do último Mundial por muito pouco, os equatorianos ganharam experiência, mas perderam em técnica. O grande astro do time, o meia Edison Mendéz, fracassou em sua tentativa no Brasil, quando jogou no Atlético-MG e foi dispensado. O único goleador da equipe – o atacante Caicedo, que fez dois gols contra o Brasil na Copa América – também quase veio para o Brasil jogar no Flamengo, mas as negociações não deram certo. Lá atrás, o conhecido Reasco, ex-São Paulo, comanda a lateral pelo lado direito. A grande aposta é no meia Valencia, atualmente no Manchester United da Inglaterra. Bom jogador e com muita lenha para queimar, o jovem de 25 anos tem a missão de levar o Equador à sua terceira Copa do Mundo. Mas o desempenho da última Copa América não alegra os mais otimistas dos torcedores: foi eliminada na primeira fase pela Venezuela, ficando na última posição do grupo B, que também tinha Brasil e Paraguai.
Por falar em Venezuela, provavelmente esse será o adversário do Equador na luta por umas das vagas na repescagem, onde terão que enfrentar um asiático na luta para estar no Brasil em 2014.

Curiosidades:

Últimas Eliminatórias: 6º lugar (6v, 5e, 7d)
Participações em Copas do Mundo: 2 (2002 e 2006)
Melhor posição em Copas do Mundo: 12º lugar em 2006
Posição cravada pelo blogger: 6º lugar

Time-base: Elizaga, Reasco, Araujo, Erazo, Ayoví, Castillo, Noboa, Valencia, Édison Méndez, Benítez e Caicedo.
Técnico: Reinaldo Rueda





_________________________________________________________________
Paraguai

É hora de ser grande

É a segunda força do futebol sul-americano no momento. Atual vice-campeão da Copa América e terceira das Eliminatórias, o Paraguai chega com moral e respeito para a disputa desta edição, após fazer jogo duro com brasileiros, argentinos, espanhóis e italianos nos últimos anos.
Mesmo com a perda de Salvador Cabañas, os paraguaios contam com um elenco recheado de bons jogadores que atuam em famosos clubes europeus e brasileiros. São os casos dos atacantes Cardozo, do Benfica de Portugal; de Lucas Barrios, do campeão alemão Borussia Dortmund; de Váldez, que também atua no Borussia Dortmund, e de Roque Santa Cruz; rodado jogador e que hoje está no Manchester City da Inglaterra. Além deles, o rodado Mánzur, ex-Santos, o jovem Píris, atualmente jogador do São Paulo, e o atacante Ortigoza, ex-Palmeiras e atualmente no Cruzeiro, completam a lista de destaques do elenco.
Outro que merece um grande destaque é o goleiro Justo Villar, conhecido pelos torcedores brasileiros por eliminar a seleção da Copa América deste ano. O muro Villar, como foi chamado carinhosamente, não conseguiu segurar a potência do ataque uruguaio, mas garantiu o Paraguai na decisão e se consagrou em solo argentino.
Nas últimas Eliminatórias, o Paraguai liderou por um bom tempo até perder o posto para o Brasil, terminando na terceira colocação. Tem um time bem estruturado e promete lutar pela primeira colocação do grupo sul-americano. Em Copas do Mundo, chegou às últimas quatro edições e dificilmente deixará de competir nas próximas.

Curiosidades:

Últimas Eliminatórias: 3º lugar (10v, 3e, 5d)
Participações em Copas do Mundo: 8 (1930, 1950, 1958, 1986, 1998, 2002, 2006 e 2010)
Melhor posição em Copas do Mundo: 8º lugar em 2010
Posição cravada pelo blogger: 3º lugar

Time-base: Villar, Piris, Paulo da Silva, Dário Verón, Aureliano Torres, Barreto, Riveros, Ortigoza, Estigarribia, Lucas Barrios e Roque Santa Cruz.
Técnico: Gerardo Martino





_________________________________________________________________
Peru

Nem Cubillas e Pizarro salvam

O Peru quer esquecer dos últimos anos e focar no bom resultado da última Copa América, onde chegou ao terceiro lugar após cair em um grupo com México, Chile e Uruguai. Por isso, conta com sua fanática torcida e bons jogadores em seu elenco, como o trio que joga na Alemanha Paolo Guerrero, que atua no Hamburgo; Cláudio Pizarro, do Werder Bremen, e Farfán, do Schalke 04. Além deles, o zagueiro Vargas, da Fiorentina, completa os destaques peruanos para a disputa das Eliminatórias.
Carentes de um bom time há algum tempo e de uma Copa do Mundo há 32 anos, a torcida peruana não acredita que desta vez a equipe irá deslanchar, que os craques vão se juntar e que as crises internas na Federação Peruana de Futebol acabem. Além disso, o fantasma da lanterna das últimas Eliminatórias apavoram a seleção, que terminou com apenas três vitórias em 18 jogos.
E que saudade os peruanos sentem de Teófilo Cubillas, que levou a seleção as quartas de final da Copa do Mundo de 1970, quando encontrou Pelé e Cia. pela frente e perdeu por 4 a 2. Porém, um título para comemorar em 2011 o Peru pode mostrar: o da Copa Kirin, ao lado de Japão e República Tcheca, quando todas as três partidas do torneio terminaram em 0 a 0.
Sem ter muita esperança, o Peru sabe que terá que jogar muita bola para chegar ao Mundial de 2014, mas caso a sorte queira contar com os peruanos, saia da frente que o atual terceiro colocado da Copa América está passando.

Curiosidades:

Últimas Eliminatórias: 10º lugar (3v, 4e, 11d)
Participações em Copas do Mundo: 4 (1930, 1970, 1978 e 1982)
Melhor posição em Copas do Mundo: 8º lugar em 1978
Posição cravada pelo blogger: 8º lugar

Time-base: Butron; Alberto Rodriguez, Acasiete, Guizasola e Balbin; Yotun, Vargas, Cruzado; Farfán, Guerrero e Pizarro.
Técnico: Sergio Markarian





_________________________________________________________________
Uruguai

Eu voltei

Após tempos de ausência do cenário mundial, os uruguaios esbanjam com orgulho um sorriso no rosto quando falam da seleção nacional de futebol. Como um meteoro, o Uruguai surgiu levando Olimpíadas, Copas do Mundo e Copas América como se o futebol fosse cria da casa. Mas a crise chegou, os jogadores perderam o amor à camisa e a Celeste Olímpica virou motivo de chacota, de saco de pancada. Alguns falavam que o Uruguai só vivia de passado, outros apelavam e diziam que o futebol no país morreu após o crescimento do Brasil e da Argentina na América.
Passaram-se os anos e em 2011, os uruguaios batem no peito e dizem que são o quarto melhor time do mundo e, conseqüentemente, o melhor da América Latina. Depois de passar por França, os anfitriões África do Sul, México, Coréia do Sul e Gana, o Uruguai chegou ao posto onde nunca deveria ter saído: um pódio simbólico na Copa do Mundo de 2010, já que ficou com a quarta posição. Neste ano, o imbatível time com Forlán e Suarez conquistou a Copa América, se tornando o maior campeão deste torneio com 15 troféus. Sem contar o vice no Mundial Sub-17 e a final da Libertadores com o Peñarol, sendo derrotados pelo Santos na decisão.
O Uruguai voltou e derrubou aquele status de amarelão na hora H. O time tem força, conta com craques de verdade e tem a confiança das épocas de ouro do país, entre 1920 e 1960. Possui ainda o melhor jogador da última Copa do Mundo, Diego Forlán. Outro que merece destaque é Luis Suarez, atacante do Liverpool. E a lista não para por aí, com nomes conhecidos só de ouvir falar: Loco Abreu, do Botafogo; Diego Lugano, ex-São Paulo e atualmente no PSG; Cavani, o matador do Napoli, além dos jogadores que jogam no Brasil Santiago García, do Atlético-PR, e Victorino, zagueiro do Cruzeiro.
Para essas Eliminatórias, o Uruguai entra como o time a ser batido, desbancando a própria Argentina no favoritismo, provando que conjunto vence os destaques individuais. O time do Uruguai é quase perfeito e a vaga para a Copa é só uma questão de tempo, é claro se não bobear como nas últimas eliminatórias, onde teve que jogar a repescagem contra a Costa Rica.
Enfim, até 2014 Uruguai.

Curiosidades:

Últimas Eliminatórias: 5º lugar e repescagem contra a Costa Rica (7v, 7e, 6d)
Participações em Copas do Mundo: Ficou de fora em 8 Copas (1934, 1938, 1958, 1978, 1982, 1994, 1998 e 2006)
Melhor posição em Copas do Mundo: Campeão em 1930 e 1950
Posição cravada pelo blogger: 2º lugar

Time-base: Muslera; Cáceres, Arévalo, Lugano e Godin; Álvaro Pereira, Diego Perez, Maxi Pereira; Cavani, Forlán e Luis Suarez.
Técnico: Oscar Tabarez





_________________________________________________________________
Venezuela

Minha primeira vez

A Venezuela quer acabar com o status de ser a virgem da América do Sul, por nunca ter disputado uma Copa do Mundo e nunca ter sido campeã da Copa América. Historicamente considerada como um dos sacos de pancada de qualquer torneio que irá disputar, a Venezuela provou, nos últimos quatro anos, que aprendeu a jogar futebol e pode surpreender. Basta olhar o desempenho das últimas Eliminatórias, quando perdeu a vaga para a Copa do Mundo ao perder para o Paraguai e empatar com o Brasil, em Campo Grande/MS. Ficou por um triz de sua primeira Copa do Mundo.
E ficou por um fio de seu primeiro título da Copa América, em 2011. Com um time aguerrido em campo, ficou em segundo lugar no grupo de Brasil, Paraguai e Equador, e só caiu nas semifinais, ao ser eliminada no sufoco pelo Paraguai.
O ataque venezuelano é bom. Arango, Maldonado e Rondon dão calafrios à qualquer defesa desatenciosa por aí, sendo o carro-chefe da batalha pela vaga no Mundial. Se acertar o pé e botar a cabeça no lugar, a Venezuela conquista uma das vagas para 2014.

Curiosidades:

Últimas Eliminatórias: 8º lugar (6v, 4e, 8d)
Participações em Copas do Mundo: Nenhuma
Melhor posição em Copas do Mundo: Nunca participou
Posição cravada pelo blogger: 5º lugar

Time-base: Renny Veja, Rosales, Perozo, Vizcarrondo, Cichero, Rincón, Lucena, César Eduardo González, Arango, Maldonado e Rondon.
Técnico: César Farias



_________________________________________________________________

Forma de disputa:

4 vagas para a Copa do Mundo
1 vaga para o playoff contra um asiático

A forma de disputa é simples: turno e returno, nove equipes, oito jogam por rodada e uma folga. No total, cada equipe irá realizar 16 jogos, onde os quatro primeiros colocados irão para o Mundial e o quinto jogará um playoff contra o representante asiático. Não há rebaixamento.
O Brasil, por ser o país sede, já está classificado.


Tabela de jogos – Turno e returno

Turno

1ª rodada – 07/10/2011
Uruguai x Bolívia
Equador x Venezuela
Argentina x Chile
Peru x Paraguai

2ª rodada – 11/10/2011
Bolívia x Colômbia
Chile x Peru
Paraguai x Uruguai
Venezuela x Argentina

3ª rodada – 11/11/2011
Argentina x Bolívia
Paraguai x Equador
Uruguai x Chile
Colômbia x Venezuela

4ª rodada – 15/11/2011
Colômbia x Argentina
Venezuela x Bolívia
Chile x Paraguai
Equador x Peru

5ª rodada – 02/06/2012
Argentina x Equador
Bolívia x Chile
Peru x Colômbia
Uruguai x Venezuela
 
6ª rodada – 09/06/2012
Bolívia x Paraguai
Venezuela x Chile
Uruguai x Peru
Equador x Colômbia

7ª rodada – 07/09/2012
Colômbia x Uruguai
Equador x Bolívia
Argentina x Paraguai
Peru x Venezuela

8ª rodada – 11/09/2012
Peru x Argentina
Uruguai x Equador
Chile x Colômbia
Paraguai x Venezuela

9ª rodada – 12/10/2012
Argentina x Uruguai
Colômbia x Paraguai
Equador x Chile
Bolívia x Peru

Returno

10ª rodada: 16/10/2012
11ª rodada: 22/03/2013
12ª rodada: 26/03/2013
13ª rodada: 07/06/2013
14ª rodada: 11/06/2013
15ª rodada: 08/09/2013
16ª rodada: 1108/2013
17ª rodada: 11/10/2013
18ª rodada: 15/10/2013


Thayan O. Motta

Nenhum comentário:

Postar um comentário