terça-feira, 22 de novembro de 2011

Série B: Portuguesa levanta a taça; Náutico e Ponte Preta sobem para a Série A


Campeonato Brasileiro Série B

37ª rodada


Portuguesa 4x0 Duque de Caxias

Portuguesa goleia o Duque de Caxias e ergue a taça de campeão da Série B

No jogo de entrega das faixas e da taça de campeão da Série B, a Portuguesa manteve a seriedade e confirmou o favoritismo contra o Duque de Caxias, goleando a rebaixada equipe carioca por 4 a 0.
Com festa antes da partida, hino nacional tocado pelo maestro João Carlos Martins, torcedor fanático da Lusa, e show de bola em campo, a Lusa não teve dificuldades em derrotar a pior equipe do campeonato. Renato, Ananias, Guilherme e Edno balançaram as redes e sacramentaram a vitória do time de Jorginho.
Campeã e com o acesso há três rodadas, a Portuguesa chegou à marca de 78 pontos e 80 gols, batendo o Corinthians de 2008 como melhor ataque da competição na era dos pontos corridos. Na última rodada, que será no próximo sábado, a Lusa poderá rebaixar o Icasa, caso vença a partida em Juazeiro do Norte.
Já o Duque de Caxias, que possui apenas 16 pontos e duas vitórias, encerrará a competição contra os mineiros do Boa Esporte, aspirantes à última vaga para a Série A de 2012.

Marco Antônio ergue a taça da Série B

Time campeão da Série B de 2011


Ficha do jogo:

Portuguesa: Weverton; Luís Ricardo, Leandro Silva, Renato e Marcelo Cordeiro (Rai); Boquita (João Neto), Guilherme, Henrique e Marco Antônio; Edno e Ananias (Júnior Timbó).
Técnico: Jorginho

Duque de Caxias: Thiago; Fábio Augusto, Bruno Costa, Bruno Neves (Raphael Augusto) e Jorbson; Douglas Pedroso, Juninho (Jefinho), Leandro Teixeira (Marcinho) e Abedi; Erick Flores e Bruno Veiga.
Técnico: Mário Marques

Gols: Renato 05 1º (P), Ananias 15 1º (P), Guilherme 07 2º (P), Edno 27 2º (P).

Cartões Amarelos: Nenhum.

Árbitro: Arílson Bispo da Anunciação (BA).
Estádio Canindé, São Paulo/SP

Festa dos jogadores da Lusa




Boa 2x1 Náutico

Subiu! Náutico perde para o Boa, mas garante o acesso à Série A

Após dois anos de ausência, o Náutico está de volta à Série A do Brasileirão. Mesmo com a derrota para o Boa Esporte, em Varginha, o Timbu conseguiu o acesso graças aos resultados da tarde deste sábado, não podendo mais ser ultrapassado pelo quarto colocado, o Sport, seu maior rival.
O primeiro gol da partida foi marcado por Valdo, do Boa, após lançamento de Carlos Magno aos 15 da primeira etapa. Em desvantagem, o Náutico foi para cima e, ciente de que um empate já bastaria para não depender de ninguém, empatou com o goleador Kieza, aos 21 minutos.
O jogo era bom e o Boa mostrou por que ainda está na briga por uma das vagas na primeira divisão. Aos 40 minutos do segundo tempo, Marques recebeu passe de Laércio e finalizou forte, sem chances para o goleiro Gideão: Boa 2 a 1 e festa em Varginha.
Com 63 pontos, o Timbu garantiu o acesso após rebaixamento em 2009. Na última rodada, a equipe encara a Ponte Preta para decidir o vice-campeão da Série B.
Enquanto isso, o Boa tenta seguir o mesmo caminho do Náutico. Com 56 pontos, a equipe mineira aparece em sétimo e torcerá contra Vitória, Bragantino e Sport, na última rodada, para conseguir o inédito acesso. No sábado, a equipe encara o rebaixado Duque de Caxias, em Volta Redonda.

Mesmo com a derrota, o Náutico subiu para a Série A

Equipe do Náutico


Ficha do jogo:

Boa: Luiz Henrique; Olívio, Pablo, Carciano e Marinho Donizete; Claudinei (Marconi), Higo (Laércio), Vinícius Hess e Carlos Magno (Maranhão); Marques e Valdo.
Técnico: Nedo Xavier

Náutico: Gideão; Peter, Ronaldo Alves, Marlon e Aírton; Elicarlos, Everton, Derley (Elton) e Eduardo Ramos; Rogério e Kieza.
Técnico: Waldemar Lemos

Gols: Valdo 15 1º (B), Kieza 22 1º (N), Marques 41 2º (B).

Cartões Amarelos: Valdo, Luiz Henrique e Laércio (B); Derley (N).

Árbitro: Felipe Duarte Varejão (ES).
Estádio Dilzon Melo, Varginha/MG

Comemoração dos jogadores nos Aflitos




Ponte Preta 4x1 ABC

 Ponte Preta vence o ABC, conta com tropeços de concorrentes e sobe para a Série A

O terceiro time a garantir uma vaga na Série A de 2012 é a tradicional Ponte Preta, de Campinas. Precisando de uma vitória e torcendo contra Vitória e Bragantino, a Macaca contou com um Moisés Lucarelli lotado e dois pênaltis a favor para bater o ABC por 4 a 1 e subir para a primeira divisão.
Porém, nem tudo foram flores. Enquanto o Vitória vencia o seu jogo contra o São Caetano, a Ponte Preta sofria o primeiro gol do time potiguar: após pênalti de Leonardo Silva em Lins, Cascata cobrou com categoria e abriu o marcador em Campinas.
Antes mesmo do fim da primeira etapa, outro pênalti foi assinalado pelo árbitro da partida, mas desta vez, a euforia tomou conta do estádio: pênalti de Bilei em Renato Cajá. Na batida, Ricardo Jesus estufou as redes de Júlio César e empatou para a Ponte.
O gol incendiou a segunda etapa, que começou com a Ponte martelando o ABC. Não demorou muito e, aos oito, Guilherme cruzou para o artilheiro Ricardo Jesus bater prensado. Na sobra, Caio chutou forte, no canto, e virou para a Macaca: 2 a 1.
Sem reação, o ABC assistiu a mais um gol campineiro: aos 24, Ricardo Jesus bateu novo pênalti e fez o terceiro.
Nesta altura, o Bragantino ia sendo derrotado pelo ASA e o Vitória continuava a bater o Azulão, em Salvador. Aos 46, Renatinho aproveitou outro cruzamento na área do ABC e, de cabeça, fez o quarto da Ponte e fechou a conta. Com muita sorte, o São Caetano virou o jogo contra o Vitória depois dos 45 minutos e deu de bandeja, o acesso para a Ponte Preta.
Exaltados, os torcedores invadiram o gramado e comemoraram, junto dos jogadores, o tão sonhado acesso à Série A, retornando após cinco anos.
Com 62 pontos, a Ponte não pode mais ser ultrapassada pelo Sport, quarto colocado. Na última rodada, a Macaca vai até Recife encarar o Náutico, outro que garantiu o acesso.
Já o ABC, livre do rebaixamento, recebe o Americana para fechar a temporada. Com 50 pontos em 12º, o ABC apenas cumprirá tabela.

A Ponte goleou o ABC e voltou à Série A

Comemoração dos jogadores da Ponte: acesso


Ficha do jogo:

Ponte Preta: Júlio César; Guilherme; Leandro Silva, Ferrón e Uendel; Josimar, João Paulo Silva, Caio (Tiago Luís) e Renato Cajá (Gerson); Ricardinho (Renatinho) e Ricardo Jesus.
Técnico: Gilson Kleina

ABC: Wellington; Samuel (Nego), Tiago Garça, Irineu e Renatinho Carioca; Bileu, Ricardo Oliveira, Jerson (Makelelé) e Cascata; Lins e Leandrão.
Técnico: Leandro Campos

Gols: Cascata pênalti 28 1º (A), Ricardo Jesus pênalti 44 1º (P), Caio 09 2º (P), Ricardo Jesus pênalti 24 2º (P), Renatinho 46 2º (P).

Cartões Amarelos: Leandro Silva, Guilherme e Renatinho (P); Renatinho, Ricardo Oliveira, Irineu, Cascata, Tiago Garça e Nego (A).
Cartão Vermelho: Renatinho

Árbitro: Antônio F. de Carvalho Schneider (RJ).
Estádio Moisés Lucarelli, Campinas/SP

Invasão de campo dos torcedores da Ponte




Última rodada


Acesso à Série A

Sport
Quarto colocado, o Sport encara o Vila Nova, em Goiânia, precisando de uma vitória para se garantir na Série A. Com 58 pontos, o mesmo número de pontos do Bragantino, o Leão corre riscos de ficar de fora da 1ª divisão em caso de empate ou derrota.

Bragantino
Em quinto, com 58 pontos, o Bragantino precisa vencer o Paraná, em Curitiba, e torcer contra o Sport. Em caso de derrota para o Paraná, terá que torcer para o Sport perder por mais de cinco gols de diferença em Goiânia.

Vitória
É o sexto na tabela com 57 pontos e foi o mais prejudicado na rodada passada, ao tomar dois gols nos acréscimos do São Caetano, em casa, e perder a chance de um final de campeonato mais tranquilo. No sábado, o Vitória vai enfrentar o ASA, em Alagoas, torcendo contra Sport e Bragantino. O empate praticamente elimina o Vitória.

Boa
O time mineiro aparece na sétima colocação e terá uma missão pouco complicada no sábado, quando encara o Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Com 56 pontos, o Boa terá que torcer contra os concorrentes de cima e, mais do que nunca, vencer a sua partida. Em caso de empate, os mineiros dão adeus ao acesso inédito.

Americana
Em oitavo, é o mais desesperado entre os que aspiram ao acesso. Com 56 pontos, o Americana terá que vencer o ABC, em Natal, e torcer contra todos os outros concorrentes. O time do interior paulista é o que menos tem chance de classificação.



Rebaixamento à Série C

Icasa
Em 17º com 47 pontos, o Icasa tem a difícil missão de vencer a Portuguesa e torcer contra um, dos quatro concorrentes, para ficar na Série B. Em caso de empate, torcerá para derrota do São Caetano por mais de sete gols de diferença.

São Caetano
O Azulão aparece em 16º, com 48 pontos, e tem o Criciúma no Anacleto Campanella, para tentar se livrar do descenso. Em caso de derrota do Icasa, permanece na segunda divisão.

ASA
Em 15º, com 48 pontos, o ASA recebe o Vitória, aspirante à uma vaga na Série A, para tentar garantir a sua permanência na Série B. Em caso de derrota, o time alagoano terá de torcer contra São Caetano e Icasa.

Paraná e Guarani
Os dois clubes, empatados com 49 pontos, possuem pequena chance de cair para a Série B. O Paraná, que encara o Bragantino em casa, e o Guarani, que enfrenta o Goiás em Campinas, torcerão contra outros três concorrentes para disputar a Série B de 2012. Em caso de vitória dos concorrentes e revés dos dois, o Paraná será rebaixado, por conta do menor número de vitória entre eles (14 a 13).



Tabela de jogos

37ª rodada

18/11

20h30
Portuguesa 4x0 Duque de Caxias




19/11

17h00
Ponte Preta 4x1 ABC



Bragantino 0x1 ASA



Sport 3x0 Paraná



Americana 2x1 Vila Nova



Salgueiro 1x4 Guarani



Criciúma 1x2 Grêmio Barueri



Goiás 0x0 Icasa



Boa 2x1 Náutico



Vitória 1x2 São Caetano




Próximos jogos

38ª rodada (última)

25/11
20h30 – Grêmio Barueri x Salgueiro

26/11
17h00 – ABC x Americana
17h00 – ASA x Vitória
17h00 – Icasa x Portuguesa
17h00 – Vila Nova x Sport
17h00 – Náutico x Ponte Preta
17h00 – Paraná x Bragantino
17h00 – Duque de Caxias x Boa
17h00 – Guarani x Goiás
17h00 – São Caetano x Criciúma


Classificação

S/D
Pos
Equipes
Pts
V
E
D
GP
GC
S










   0
  1º
Portuguesa*
78
22
12
  3
80
38
42
   0
  2º
Náutico*  
63
17
12
  8
49
39
10
   0
  3º
Ponte Preta*
62
17
11
  9
61
43
18
 +2
  4º
Sport 
58
16
10
11
61
44
17
 - 1
  5º
Bragantino
58
16
10
11
65
52
13
 - 1
  6º
Vitória
57
16
  9
12
59
47
12
   0
  7º
Boa
56
16
  8
13
42
38
  4
   0
  8º
Americana
56
15
11
11
39
42
- 3
   0
  9º
Goiás
52
16
  4
17
51
55
- 4
   0
10º
Criciúma
51
13
12
12
43
42
  1
 +1
11º
Grêmio Barueri
50
14
  8
15
46
52
- 6
 - 1
12º
ABC 
50
12
14
11
49
52
- 3
 +1
13º
Guarani
49
14
  7
16
49
48
  1
 - 2
14º
Paraná
49
13
10
14
47
44
  3
 +1
15º
ASA
48
13
  9
15
43
52
- 9
 +1
16º
São Caetano
48
11
15
11
56
51
  5
 - 2
17º
Icasa
47
11
14
12
52
53
- 1
   0
18º
Vila Nova**
32
  7
11
19
34
52
-18
   0
19º
Salgueiro**
26
  8
  5
24
31
61
-30
   0
20º
Duque Caxias**
16
  2
10
25
30
82
-52

*Classificados, matematicamente, para a Série A
**Rebaixados, matematicamente, para a Série B

Acesso à Série A            
Rebaixamento à Série C 



Thayan O. Motta

Nenhum comentário:

Postar um comentário