quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Análise final do Campeonato Brasileiro da Série B 2011


Campeonato Brasileiro Série B

Análise de cada equipe na competição


1º colocado – Portuguesa

Indiscutivelmente, o melhor time. A Portuguesa, ou Barcelusa, não precisa provar para mais ninguém que tem um elenco de qualidade, um time forte e uma torcida apaixonada, que não abandonou o time em hora alguma. Com uma campanha impecável, sendo 33 rodadas na liderança, 23 vitórias e apenas três derrotas, a Portuguesa ainda bateu o recorde do Corinthians de 2008, tendo o melhor ataque – 82 gols -, e o maior número de pontos da Série B, com 81.
Dona de sete goleadas durante o torneio, a Lusa não perde um jogo da Série B há mais de três meses, quando foi derrotado pela última vez em casa, diante do Vila Nova, em agosto.
Sem outra: hoje, a Portuguesa é, com certeza, um dos melhores times deste país e mereceu o acesso.

Artilheiro: Edno – 13 gols
Maior goleada: Portuguesa 5x0 Bragantino (5ª)
Maior derrota: ASA 2x0 Portuguesa (9ª)
Clássicos: Não houve.




2º colocado – Náutico

Outro time que mereceu muito o acesso. O Náutico esteve presente entre os primeiros colocados em toda a parte do campeonato, não dando trégua para Portuguesa e Ponte Preta. Para se ter noção da bela campanha, os pernambucanos conseguiram o seu acesso com uma derrota e conquistou o vice-campeonato com um empate, na última rodada. Lá na frente, fez o artilheiro da competição: Kieza, com 21 gols.
Após dois anos na Série B, o Náutico volta à Série A junto com o Sport, companheiro inseparável de acessos e descensos no Brasileirão.

Artilheiro: Kieza – 21 gols (artilheiro da competição)
Maior goleada: Salgueiro 0x2 Náutico (5ª); Náutico 2x0 Guarani (9ª); Náutico 2x0 Vitória (13ª); Náutico 3x1 Boa (18ª); Náutico 2x0 ABC (26ª); Náutico 4x2 Vila Nova (31ª); Náutico 2x0 Sport (33ª)
Maior derrota: Portuguesa 4x0 Náutico (1ª)
Clássicos: Salgueiro 0x2 Náutico (5ª); (13ª); Sport 2x0 Náutico (16ª); Náutico 1x0 Salgueiro (24ª); Náutico 2x0 Sport (33ª)




3º colocado – Ponte Preta

Um dos três times mais regulares da competição, permanecendo no G-4 em praticamente todas as rodadas, a Ponte chegou a liderar a competição por duas rodadas. Se há outro time que mereceu o acesso e o retorno à Série A foi a Ponte Preta, que provou bom futebol dentro de campo e voltou por cima, assim como os outros três clubes, terminando um ano brilhante para a história do clube. No começo do ano, a Ponte já havia chegado as quartas de final do Paulistão, onde foi derrotado pelo Santos. No Torneio do Interior, perdeu na final para o Oeste, em Itápolis, ficando com a posição de segundo melhor time do interior paulista.
Dono de uma torcida apaixonada e empolgante, a Macaca volta para a 1ª divisão após quatro anos ausente, quando fora rebaixada na Série A.

Artilheiro: Ricardo Jesus – 19 gols
Maior goleada: Ponte Preta 5x0 ASA (1ª)
Maior derrota: Ponte Preta 0x3 Portuguesa (14ª)
Clássicos: Ponte Preta 2x0 Guarani (11ª); Guarani 0x3 Ponte Preta (30ª)




4º colocado – Sport

Criticados pela torcida e dirigentes, os jogadores do Sport mostraram uma superação incrível ao transformar um possível rebaixamento em acesso, quando ninguém esperava. O time começou a vencer, os adversários começaram a perder e o sonho de voltar à Série A ficou real. A vontade aumentou ainda mais quando o Náutico, maior rival do Leão, subiu de forma antecipada para a Série A.
Na última rodada, nem malas brancas, nem o dilúvio atrapalharam o Sport, que bateu o Vila Nova, em Goiânia, e conquistou o merecido acesso, em meio a dúvidas e xingamentos.
O Sport volta à elite do futebol nacional após dois anos fora.

Artilheiro: Bruno Mineiro e Marcelinho Paraíba – 12 gols
Maior goleada: Sport 4x0 Americana; Sport 4x0 Vitória
Maior derrota: ABC 3x0 Sport; Boa 3x0 Sport
Clássicos: Sport 3x0 Salgueiro (13ª); Sport 2x0 Náutico (16ª); Salgueiro 0x1 Sport (31ª); Náutico 2x0 Sport (33ª)





5ª colocado – Vitória

Frustração. Esse é o sentimento dos torcedores e jogadores do Vitória em 2011, vice-campeão baiano, ao perder o título para o desconhecido Bahia de Feira, e quinto colocado na Série B. Há duas rodadas, o time baiano vencia o São Caetano por 1 a 0, no Barradão, e praticamente assegurava a sua vaga na Série A. Mas, de forma incrível, tomou a virada do Azulão, com gols aos 46 e 48 minutos do segundo tempo, e caiu na tabela, perdendo a posição para o Sport, o quarto time classificado para a Série A.
Dono de uma campanha regular, o Vitória acreditava que poderia estar frente a frente ao seu maior rival em 2012, o Bahia, mas perdeu o acesso e viu o Tricolor permanecer na Série A.

Artilheiro: Neto Baiano – 14 gols
Maior goleada: Vitória 5x1 Duque de Caxias (23ª); Vitória 5x1 Salgueiro (34ª)
Maior derrota: Sport 4x0 Vitória (25ª)
Clássicos: Não houve.




6º colocado – Bragantino

O Bragantino foi o time que mais ascendeu no campeonato. Morando por muitas rodadas da zona do rebaixamento, o Braga reagiu e, de forma incrível, emplacou séries invictas, como uma de dez jogos e outra de sete, chegando nas primeiras posições. Porém, como dependia de uma derrota do Sport na última rodada, para conquistar o acesso, o Bragantino viu uma vitória do Leão e a sua vaga perdida entre os dedos, permanecendo na Série B para a disputa de 2012.
De ressalva, o Bragantino teve o vice-artilheiro da competição, Lincom, que marcou 20 gols, e a maior goleada do torneio, ao fazer 5 a 0 no ABC, em Natal.

Artilheiro: Lincom – 20 gols
Maior goleada: ABC 0x5 Bragantino (20ª)
Maior derrota: Portuguesa 5x0 Bragantino (5ª)
Clássicos: Não houve.




7º colocado – Boa

O Boa, que sentiu o gostinho de Série A muito perto na última rodada, foi, sem dúvida, a maior surpresa desta competição. Cotado como provável rebaixado, a equipe do Boa Esporte viveu turbulências durante o torneio, tendo que se mudar de Ituiutaba para Varginha, por problemas na prefeitura.
Porém, em campo, a equipe se estruturou de forma perfeita e quase levou uma das vagas, perdidas após empate com o lanterna e rebaixado Duque de Caxias, na última rodada.
Para 2012, a equipe, que retornou à 1ª divisão Mineira, entra com tudo na briga pelo acesso também na Série A do Brasileirão, querendo deixar de ser zebra e passar a ser coadjuvante na história.

Artilheiro: Jheimy – 12 gols
Maior goleada: Boa 3x0 Sport (15ª); Boa 4x1 São Caetano (21ª)
Maior derrota: Sport 4x1 Boa (34ª)
Clássicos: Não houve.




8º colocado – Americana

O Americana foi uma das gratas surpresas desta Série B. Com um elenco recheado de caras conhecidas pelo Brasil, o time do interior de São Paulo se mostrou valente e brigou pela acesso até a última rodada, quando perdeu por 3 a 1 para o ABC e terminou na oitava colocação.
No G-4 em muitas rodadas, o Americana mostrou, em certos jogos, que a Série A era questão de tempo, e que o acesso viria. Mas as derrotas e a demissão do técnico Sergio Guedes mantiveram a equipe na Série B, para a disputa do ano que vem.

Artilheiro: Fumagalli – 8 gols
Maior goleada: Vila Nova 1x3 Americana (18ª); Duque de Caxias 0x2 Americana (20ª)
Maior derrota: Sport 4x0 Americana (36ª)
Clássicos: Não houve.




9º colocado – Grêmio Barueri

O Grêmio Barueri fez um campeonato acima de suas expectativas. Após o humilhante rebaixamento no Estadual, onde ficou na última colocação e foi o saco de pancadas do torneio, a equipe saiu de Presidente Prudente e retornou para Barueri, tendo que pagar uma multa altíssima, passando a brigar contra o descenso na Série B. Com isso, o seu elenco, que já era limitado, passou a ficar mais fraco, diferente daquele da Série A do Brasileirão de 2010.
Alternando bons e maus momentos no campeonato, freqüentando por algumas rodadas a zona do rebaixamento, o Grêmio Barueri se recuperou e acabou na nona colocação, garantindo a sua permanência na Segundona e a chance de se reconstruir após um ano turbulento.

Artilheiro: Marcelinho – 7 gols
Maior goleada: Salgueiro 1x4 Grêmio Barueri (19ª)
Maior derrota: Grêmio Barueri 0x3 São Caetano (31ª); Guarani 3x0 Grêmio Barueri (33ª)
Clássicos: Não houve.




10º colocado – ABC

Primeiro campeão de uma divisão do Brasileirão vindo do Rio Grande do Norte e maior detentor de títulos estaduais do país, o ABC obteve altos e baixos durante o torneio. No começo, a equipe de Natal era uma das sensações, liderou por uma rodada e brigou pelo acesso, ficando nas primeiras colocações. Porém, o tempo passou e as vitórias começaram a não vir, derrubando a equipe pro lado de baixo da tabela. Brigando contra o rebaixamento até as últimas rodadas, o ABC se salvou com maturidade, após vitória sobre o Americana, e garantiu a permanência na Série B para 2012.

Artilheiro: Cascata – 11 gols
Maior goleada: ABC 3x0 Sport (27ª); ABC 3x0 Duque de Caxias (11ª)
Maior derrota: ABC 0x5 Bragantino (20ª)
Clássicos: Não houve.




11º colocado – Goiás

Antes do início do campeonato, o Goiás era apontado como um dos favoritos ao acesso, pois vinha da Série A e era um dos times mais tradicionais nesta divisão. Porém, os maus resultados e a falta de organização da diretoria fizeram com que o clube Esmeraldino passasse a maioria do campeonato lutando contra o rebaixamento. Conseguiu se salvar, até lutou por uma das vagas à Série A, mas perdeu fôlego e morreu no meio do caminho, terminando o campeonato em 11º.
De felicidade, só a partida em que venceu o Vila Nova e rebaixou o maior rival para a Série C de 2012.

Artilheiro: Felipe Amorim, Guto e Iarley – 7 gols
Maior goleada: Goiás 4x1 ASA (3ª); Goiás 4x1 Vitória (11ª); Goiás 4x1 Duque de Caxias (33ª)
Maior derrota: Bragantino 4x0 Goiás (36ª)
Clássicos: Goiás 1x1 Vila Nova (15ª); Vila Nova 2x3 Goiás (34ª)





12º colocado – Guarani

Empolgados com o acesso à Série A-1 do Paulistão, o Guarani entrou para a disputa da Série B do Brasileirão pensando em voltar à elite do futebol, um ano depois da queda. Porém, sofrendo com cinco meses de salários atrasados, a equipe campineira foi mal das pernas, não conseguindo repetir os grandes jogos do início da temporada. Brigando contra o rebaixamento, o Bugre se salvou na última rodada, ao vencer o Goiás por 2 a 0, terminando a competição em 12º.
De quebra, perdeu os dois clássicos para a Ponte Preta: 2 a 0, fora, e 3 a 0, em casa.

Artilheiro: Fabinho Souza – 11 gols
Maior goleada: Guarani 4x0 Duque de Caxias (13ª)
Maior derrota: Goiás 3x0 Guarani (19ª); Guarani 0x3 Ponte Preta (30ª); Paraná 3x0 Guarani (36ª)
Clássicos: Ponte Preta 2x0 Guarani (11ª); Guarani 0x3 Ponte Preta (30ª)




13º colocado – Paraná

Rebaixado no Estadual, o Paraná começou muito mal a temporada. Porém, chegou a Série B e o time se encontrou, fazendo grandes partidas no início e brigando ponto a ponto contra os primeiros colocados. Ao passar dos jogos, o clube paranista foi perdendo o poder de fogo e as seguidas derrotas chegaram, levando o Paraná ao fundo da tabela. Com remotas chances de rebaixamento, o clube venceu o Bragantino na última rodada, tirou a chance de acesso do rival e permaneceu na Série B, terminando na 13ª colocação.

Artilheiro: Giancarlo – 8 gols
Maior goleada: Paraná 3x0 Guarani (36ª); Goiás 0x3 Paraná (5ª)
Maior derrota: Sport 3x0 Paraná (37ª)
Clássicos: Não houve.




14º colocado – Criciúma

O Criciúma, há seis jogos do fim, brigava pelo acesso. Acabou em 14º, perto da zona do rebaixamento. O equilíbrio na Série B provou, com os catarinenses, que não se pode brincar em uma competição de alto nível, como foi a deste ano.
Sem o seu melhor jogador desde o meio do campeonato, já que Pedro Carmona foi para o Palmeiras, o Criciúma sofreu para se manter entre os oito melhores, mas caiu repentinamente e amargará a Série B no ano que vem, junto com o Avaí, outro rival do estado, rebaixado na Série A.

Artilheiro: Zé Carlos – 13 gols
Maior goleada: Criciúma 3x0 Salgueiro (30ª); Criciúma 5x2 Icasa (32ª)
Maior derrota: Ponte Preta 3x0 Criciúma (16ª)
Clássicos: Não houve.




15º colocado – São Caetano

De um rebaixamento praticamente certo, para vitórias na raça e a salvação na última rodada, graças também à Portuguesa. O ano de 2011 do São Caetano é para ser esquecido. Não foi bem no Paulistão e acabou amargando a zona do rebaixamento na maioria das rodadas da Série B, escapando graças à uma vitória sobre o Criciúma e outra, da Portuguesa sobre o Icasa, rebaixando os cearenses em seu lugar.
Que em 2012, o São Caetano volte a ter um azul forte e brilhante, assim como no recente passado.

Artilheiro: Nunes – 9 gols
Maior goleada: Paraná 3x0 Guarani (36ª); Goiás 0x3 Paraná (5ª)
Maior derrota: Portuguesa 5x2 São Caetano (8ª); Boa 4x1 São Caetano (21ª)
Clássicos: Não houve.




16º colocado – ASA

Escapou do rebaixamento por um ponto, graças à suada vitória sobre o Vitória, em casa, por 2 a 1. Com um campeonato irregular, os alagoanos contaram com a falta de competência do Icasa, rivais do Nordeste, para permanecer na Série B e sonhar mais alto em 2012.
Campeões do estado neste ano, o ASA terá que se reforçar bem no ano que vem, para não fazer a sua torcida vibrar no começo do ano e chorar no fim dele.

Artilheiro: Alessandro, Didira e Raul – 6 gols
Maior goleada: ASA 2x0 Portuguesa (9ª); ASA 4x2 Paraná (10ª); ASA 3x1 Criciúma (24ª); ASA 2x0 Duque de Caxias (36ª)
Maior derrota: Ponte Preta 5x0 ASA (1ª)
Clássicos: Não houve.




17º colocado – Icasa

Mal no Estadual, pior ainda no Nacional. O Icasa teve um ano de 2011 para esquecer e chorar. Sem conseguir grandes resultados no Campeonato Cearense, o clube não teve pernas para se manter na Série B e o esperado aconteceu: o rebaixamento para a Série C.
Sem grande verba, o auxílio que veio das arquibancadas e o empenho deu lugar à frustração. Na última rodada, o Icasa foi derrotado em seus domínios pela Portuguesa, por 2 a 0, e volta à Terceirona depois após temporadas na Série B.
O Icasa, além de rebaixado, derrubou o Duque de Caxias, na 31ª rodada, ao fazer 4 a 2 em Juazeiro do Norte.

Artilheiro: Preto – 10 gols
Maior goleada: Icasa 3x1 Vitória (2ª); Salgueiro 3x5 Icasa (17ª); Icasa 4x2 Goiás (18ª); Icasa 3x1 Paraná (26ª); Icasa 4x2 Duque de Caxias (31ª)
Maior derrota: Ponte Preta 4x1 Icasa (3ª); Criciúma 5x2 Icasa (32ª)
Clássicos: Não houve.




18º colocado – Vila Nova

Se o seu maior rival, o Goiás, não foi bem nesta temporada, o Vila Nova conseguiu ser pior. Eliminado na semifinal do Goianão, o Vila foi rebaixado para a Série C de 2012 após péssima campanha, vencendo sete dos 38 jogos durante o torneio.
Esperando que a base resolvesse o problema, o Vila Nova não conseguiu se manter na Segundona e acabou caindo, justamente na partida contra o Goiás, faltando quatro rodadas para o término do campeonato.

Artilheiro: Roni – 8 gols
Maior goleada: Vila Nova 3x1 Ponte Preta (2ª); Vila Nova 2x0 Criciúma (4ª); Vila Nova 2x0 São Caetano (10ª)
Maior derrota: Vila Nova 0x3 Vitória (20ª); São Caetano 3x0 Vila Nova (31ª)
Clássicos: Goiás 1x1 Vila Nova (15ª); Vila Nova 2x3 Goiás (34ª)




19º colocado – Salgueiro

Promovido à Série B em 2011, o Salgueiro sabia que precisaria tirar leite de pedra para permanecer na Série B. Sem um grande elenco e quase rebaixado no Estadual, o time pernambucano não se encontrou na competição, perdendo 25 das 38 partidas disputadas, tendo o seu retorno garantido à Série C como segundo pior time da Série B deste ano.

Artilheiro: Fabrício Ceará – 9 gols
Maior goleada: Salgueiro 2x0 Duque de Caxias (3ª); Salgueiro 2x0 Goiás (6ª)
Maior derrota: Vitória 5x1 Salgueiro (34ª)
Clássicos: Salgueiro 0x2 Náutico (5ª); Sport 3x0 Salgueiro (13ª); Náutico 1x0 Salgueiro (24ª); Salgueiro 0x1 Sport (31ª)




20º colocado – Duque de Caxias

Por fim, o time que conseguiu, ao lado do América/RN na Série A em 2007, o pior aproveitamento de pontos na história dos pontos corridos em uma edição de Brasileirão. O Duque de Caxias, do Rio de Janeiro, venceu dois jogos durante a competição, perdeu 25, sendo oito goleadas, e sofreu incríveis 84 gols, sendo rebaixado na 31ª rodada ao perder por 4 a 2 para o Icasa.
Porém, dois onze empates que a equipe carioca conseguiu no torneio, sete foram contra equipes que terminaram entre os oito primeiros. Vendo por este lado, há uma luz no fim do túnel, para a disputa da Série C em 2012?

Artilheiro: Somália – 8 gols
Maior goleada: Duque de Caxias 2x1 ASA (17ª); Duque de Caxias 1x0 ABC (30ª)
Maior derrota: Guarani 4x0 Duque de Caxias (13ª); Vitória 5x1 Duque de Caxias (23ª); Duque de Caxias 2x6 Bragantino (34ª); Portuguesa 4x0 Duque de Caxias (37ª)
Clássicos: Não houve.




Estatísticas da Série B





Gols
1012
Jogos
  380
Média
2,66 gols por jogo
Melhor ataque
Portuguesa – 81 gols
Melhor defesa
Portuguesa – 38 gols
Pior ataque
Duque de Caxias e Salgueiro – 32 gols
Pior defesa
Duque de Caxias – 84 gols
Artilheiro
Kieza (Náutico) – 21 gols
Maiores goleadas
Ponte Preta 5x0 ASA (1ª)
Portuguesa 5x0 Bragantino (6º)
ABC 0x5 Bragantino (20ª)
Promovidos à Série A
Portuguesa, Náutico, Ponte Preta e Sport
Rebaixados à Série C
Icasa, Vila Nova, Salgueiro e Duque de Caxias
Promovidos à Série B
Joinville, CRB, Ipatinga e América/RN
Público total



Classificação Final


S/D
Pos
Equipes
Pts
V
E
D
GP
GC
S










   0
  1º
Portuguesa*
81
23
12
  3
82
38
44
   0
  2º
Náutico*  
64
17
13
  8
51
41
10
   0
  3º
Ponte Preta*
63
17
12
  9
63
45
18
   0
  4º
Sport* 
61
17
10
11
62
44
18
 +1
  5º
Vitória
60
17
  9
12
61
48
13
 - 1
  6º
Bragantino
58
16
10
12
65
53
12
   0
  7º
Boa
57
16
  9
13
44
40
  4
   0
  8º
Americana
56
15
11
12
40
45
- 5
 +2
  9º
Grêmio Barueri
53
15
  8
15
48
53
- 5
 +2
10º
ABC 
53
13
14
11
52
53
- 1
 - 2
11º
Goiás
52
16
  4
18
51
57
- 6
 +1
12º
Guarani
52
15
  7
16
51
48
  3
 +1
13º
Paraná
52
14
10
14
48
44
  4
 - 4
14º
Criciúma
51
13
12
13
43
43
  0
 +1
15º
São Caetano
51
12
15
11
57
51
  6
 - 1
16º
ASA
48
13
  9
16
44
54
-10
   0
17º
Icasa**
47
11
14
13
52
55
- 3
   0
18º
Vila Nova**
32
  7
11
20
34
53
-19
   0
19º
Salgueiro**
26
  8
  5
25
32
63
-31
   0
20º
Duque Caxias**
17
  2
11
25
32
84
-52


Série A 2012
Série C 2012 




Campanha da campeã Portuguesa

81 pontos
38 jogos
23 vitórias
12 empates
  3 derrotas
82 gols pró
38 gols sofridos

Artilheiro: Edno – 13 gols

Rod.
Jogo
Rod.
Jogo




  1ª
Portuguesa 4x0 Náutico
20ª
Náutico 0x0 Portuguesa
  2ª
Paraná 1x1 Portuguesa
21ª
Portuguesa 2x1 Paraná
  3ª
Portuguesa 2x3 ABC
22ª
ABC 1x1 Portuguesa
  4ª
G. Barueri 1x1 Portuguesa
23ª
Portuguesa 4x2 G. Barueri
  5ª
Portuguesa 3x2 Guarani
24ª
Guarani 0x2 Portuguesa
  6ª
Portuguesa 5x0 Bragantino
25ª
Bragantino 1x1 Portuguesa
  7ª
Goiás 1x4 Portuguesa
26ª
Portuguesa 3x0 Goiás
  8ª
Portuguesa 5x2 São Caetano
27ª
São Caetano 3x3 Portuguesa
  9ª
ASA 2x0 Portuguesa
28ª
Portuguesa 2x0 ASA
10ª
Portuguesa 1x0 Salgueiro
29ª
Salgueiro 1x2 Portuguesa
11ª
Boa 1x2 Portuguesa
30ª
Portuguesa 1x1 Boa
12ª
Vitória 0x2 Portuguesa
31º
Portuguesa 2x1 Vitória
13ª
Portuguesa 0x0 Americana
32ª
Americana 2x3 Portuguesa
14ª
Ponte Preta 0x3 Portuguesa
33ª
Portuguesa 2x1 Ponte Preta
15ª
Portuguesa 2x0 Criciúma
34ª
Criciúma 1x1 Portuguesa
16ª
Sport 2x3 Portuguesa
35ª
Portuguesa 2x2 Sport
17ª
Portuguesa 0x1 Vila Nova
36ª
Vila Nova 1x3 Portuguesa
18ª
Duque Caxias 0x0 Portuguesa
37ª
Portuguesa 4x0 Duque Caxias
19ª
Portuguesa 3x3 Icasa
38ª
Icasa 0x2 Portuguesa


Portuguesa: campeã da Série B 2011



Ranking de títulos da Série B

Títulos
Equipes


2
Coritiba/PR, Paysandu/PA, Paraná/PR, Criciúma/SC e Inter de Limeira/SP
1
Portuguesa/SP, Grêmio/RS, Guarani/SP, Corinthians/SP, Vasco/RJ, Atlético/PR, Goiás/GO, Palmeiras/SP, Atlético/MG, Sport/PE, Juventude/RS, Americano/RJ, Juventus/SP, Uberlândia/MG, Londrina/PR, Operário/MS, Uberaba/MG, Central/PE, América/MG, Villa Nova/MG, Sampaio Corrêa/MA, Tuna Luso/PA, Treze/PB, Bragantino/SP, União São João/SP, Gama/DF, Brasiliense/DF


Títulos por estado

Tit.
Estado


 8
São Paulo
 6
Paraná
 4
Minas Gerais
 3
Pará e Rio de Janeiro
 2
Rio Grande do Sul, Pernambuco, Santa Catarina e Distrito Federal
 1
Goiás, Paraíba, Maranhão e Mato Grosso do Sul






Thayan O. Motta

Nenhum comentário:

Postar um comentário