domingo, 27 de novembro de 2011

38ª rodada da Série B: Sport vence o Vila Nova e garante a última vaga; Icasa vai para a Série C


Campeonato Brasileiro Série B

38ª rodada (Última)


Icasa 0x2 Portuguesa

Portuguesa vence Icasa e rebaixa os cearenses para a Série C

A missão do Icasa não era das mais fáceis. Vencer a campeã Portuguesa, mesmo que em casa, para fugir da zona do rebaixamento era uma missão complicadíssima para o time de Juazeiro do Norte. Precisando dos três pontos e torcendo contra cinco rivais, pelo menos, os cearenses entraram com força máxima, mas sucumbiram ao bom futebol da Portuguesa e acabou sendo derrotado por 2 a 0, caindo para a Série C de 2012.
Com o Romeirão lotado, o Verdão do Cariri teve dificuldades em tocar a bola, perdendo-a rapidamente para o bem postado time paulista. Com isso, os ataques mais perigosos eram da Portuguesa, que dominou as ações e jogou com muita facilidade.
E essa facilidade resultou no primeiro gol do jogo. Aos 42 minutos do primeiro tempo, Junior Timbó aproveitou a falha do zagueiro Luiz Henrique e fez, com categoria, 1 a 0 para a Lusa.
Na etapa final, o Icasa voltou com modificações e motivação para virar o jogo e escapar do rebaixamento, mas a Portuguesa tratou de fechar logo o caixão cearense. Aos onze, em rápido contra-ataque, Henrique recebeu sem goleiro e fez o segundo da partida: 2 a 0.
Nos minutos restantes, o Icasa tentou reagir sob protestos dos torcedores, que queimaram camisas e bandeiras do clube contra a diretoria. Sem conseguir diminuir, o Verdão foi rebaixado para a 3ª divisão, dois anos após o acesso à Série B. Desolados, os jogadores saíram de campo aos prantos e envergonhados com a campanha desastrosa. Com 47 pontos, o Icasa terminou com um ponto a menos em relação ao ASA de Arapiraca, ficando na 17ª posição.
Já a Portuguesa, campeã absoluta com 81 pontos, sendo 23 vitórias e 82 gols marcados, voltou com autoridade para a elite do futebol nacional.

A Portuguesa venceu o Icasa e rebaixou o rival


Ficha do jogo:

Icasa: Carlos Luna; Osmar, Luiz Henrique (Laecio), André Turato e Edson (Junior Xuxa); Luiz Ricardo, Eliélton, Guto e Diego Palhinha; Preto e Alex Afonso (Marciano).
Técnico: Raimundinho

Portuguesa: Weverton; Luís Ricardo, Renato, Leandro Silva (Diego) e Marcelo Cordeiro; Boquita, Guilherme, Henrique e Edno; Junior Timbó (Rai) e Cleiton (Lucas Gaúcho).
Técnico: Jorginho

Gols: Junior Timbó 42 1º (P), Henrique 10 2º (P).

Cartões Amarelos: Marciano e Laécio (I); Cleiton (P).

Árbitro: Wagner Reway (MT).
Assistentes: Fábio Pereira (MG) e Lincoln Ribeiro Taques (MT).

Público: Não divulgado.
Estádio Romeirão, Juazeiro do Norte/CE

No Ceará, o Icasa perdeu e foi rebaixado




Náutico 2x2 Ponte Preta

Náutico leva gol no fim da Ponte Preta, mas garante o vice-campeonato

Náutico e Ponte Preta, rivais diretos durante todo o campeonato pelas vagas na Série A, tiveram o destino traçado para que, na última rodada, disputassem o posto de vice-campeão da Série B de 2011. Nos Aflitos, em Recife, as duas equipes batalharam muito, deram o sangue, mas empataram por 2 a 2 e encerraram a temporada com chave de ouro, tendo o acesso em mãos.
Com garra, a Ponte Preta não tomou conhecimento do estádio lotado e abriu o placar logo aos 17 minutos de jogo, quando Ricardo Jesus mandou para as redes um escanteio: Macaca 1 a 0. O alvirrubro não desistiu e foi para cima, com o apoio da massa pernambucana. Aos 30, veio o empate: o zagueiro Marlon desviou de cabeça um lançamento na área e matou Julio César para igualar o marcador no Recife.
Na etapa final, o Náutico parecia outro time. Mais disposto a chegar ao vice-campeonato, os nordestinos partiram com tudo para cima dos paulistas. Aos doze, a situação do Náutico foi ainda melhor com a expulsão de Josimar, após receber o segundo amarelo. Aos 20, saiu a virada: Lenon aproveitou e mandou para as redes o segundo gol pernambucano da partida.
Aos 24, foi a vez de Kieza, artilheiro da Série B com 21 gols, receber o segundo amarelo e ir para o chuveiro mais cedo. Agora, os dois times possuíam dez atletas em campo. Melhor em campo, o Timbu sofreu um duro castigo diante de sua torcida: aos 46 minutos, Jefferson empatou para a Ponte Preta após rebote de Gideão: 2 a 2.
Com 64 pontos, o Náutico terminou com a segunda colocação do torneio, garantindo o acesso à Série A. Na mesma situação, a Ponte Preta, com 63, terminou em terceiro e também vai disputar a elite no ano que vem.
A festa nos Aflitos, foi do Náutico, vice-campeão Brasileiro da Série B.

O Náutico empatou com a Ponte e garantiu o vice


Ficha do jogo:

Náutico: Gideão; Peter (Marcos Vinícius), Marlon, Ronaldo Alves (Diego Bispo) e Aírton; Everton (Alex Fraga), Elicarlos, Lenon e Eduardo Ramos; Rogério e Kieza.
Técnico: Waldemar Lemos

Ponte Preta: Júlio César; Guilherme, Leandro Silva, Ferron e Uendel; Xaves (Renan), Josimar, João Paulo Silva e Caio (Gerson); Tiago Luís (Bruno Nunes) e Ricardo Jesus.
Técnico: Gilson Kleina

Gols: Ricardo Jesus 17 1º (P), Marlon 30 1º (N), Lenon 20 2º (N), Gerson 47 2º (P).

Cartões Amarelos: Rogério, Kieza, Lenon e Eduardo Ramos (N); João Paulo Silva, Ferron e Josimar (P).
Cartão Vermelho: Kieza (N); Josimar (P).

Árbitro: Reginaldo Gomes da Silva (RN).
Assistentes: Alessandro Rocha de Matos (FIFA-BA) e Marco Antonio Martins (SC).

Público: Não divulgado.
Estádio dos Aflitos, Recife/PE

Duelo empolgante entre o 2º e o 3º colocados




Vila Nova 0x1 Sport

 Eu voltei! Sport vence o Vila Nova e está de volta à Série A do Brasileirão

Está definido: com muito sofrimento, o Sport Club do Recife é o quarto time a conquistar uma vaga na Série A de 2012, provando que esta camisa deve ser muito respeitada no mundo do futebol. Com muita chuva, raça e entrega de seus jogadores, o Leão fez o seu jogo, venceu por 1 a 0 o rebaixado Vila Nova, em Goiânia, e garantiu o tão sonhado acesso, retornando após dois anos à elite do nosso futebol.
Enfrentando um adversário que jogava pela honra e contra um dilúvio que despencou em Goiânia, o Sport sofreu na mão dos juniores do Vila Nova e suou para conquistar a vitória. O gol salvador saiu aos 27 minutos do segundo tempo, com Bruno Mineiro de cabeça.
Vale lembrar que o Sport era uma carta fora do baralho há algumas rodadas, ficando distante por muito tempo do G-4. Porém, com muita superação, a equipe do técnico Mazola Júnior irá disputar a sua 32ª edição do Brasileirão Série A, subindo junto com o seu arqui-rival Náutico e coroando um ano fantástico para o futebol de Pernambuco, que também teve o acesso do Santa Cruz à Série C.
Com 61 pontos, o Sport terminou a competição em quarto, posição em que entrou na rodada, dependendo de si mesmo para a classificação. Ao fim da partida, o gramado do Serra Dourada foi invadido pelos torcedores do Leão da Ilha do Retiro, em uma verdadeira festa nordestina.
Já o Vila Nova, que acabou em 18º, com 32 pontos, foi o segundo time que menos venceu na competição – apenas sete – e teve a segunda pior defesa, sofrendo 63 gols em toda a competição. No ano que vem, a equipe goiana irá disputar a Série C.
Parabéns ao Sport, campeão Brasileiro de 1987, pelo retorno!

Bruno Mineiro fez de cabeça o gol da vitória
Vibração dos jogadores do Sport: acesso


Ficha do jogo:

Vila Nova: Luís Cetin; Túlio, Gabriel e Thiago Irineu; Victor Ferraz, Geovane, Romário (Antonio Carlos), Diego, Ricardinho (Felipe) e Paulo Régis (John Lennon); Leandro Cearense.
Técnico: Roberto Cavalo

Sport: Magrão; Renato (Júnior Viçosa), Tobi, Gabriel e Wellington Saci; Rithely, Róbston, Thiaguinho e Marcelinho Paraíba; Willians (Misael) e Roberson (Bruno Mineiro.
Técnico: Mazola Júnior

Gols: Bruno Mineiro 27 2º (S).

Cartões Amarelos: Paulo Régis, Thiago Irineu, Romário, Leandro Cearense e Antonio Carlos.

Árbitro: Heber Roberto Lopes (FIFA-PR).
Assistentes: José Amilton Pontarolo e José Carlos Dias Passos (ambos do PR).

Público: Não divulgado.
Estádio Serra Dourada, Goiânia/GO

Torcedores do Sport comemoram no gramado




ASA 1x2 Vitória

Vitória vence o ASA, mas não consegue o acesso

Não bastava a fé, mundialmente famosa na Bahia. Os torcedores do Vitória teriam que torcer contra os rivais nordestinos do Sport e contra os paulistas do Bragantino, para conseguir o acesso à Série A. Jogando em Arapiraca, o Leão sufocou o ASA, saiu perdendo por 1 a 0, mas virou o jogo e venceu por 2 a 1. Porém, a vitória do Sport no fim da partida contra o Vila Nova, colocou os pernambucanos na elite e deixaram os baianos na Série B, junto com o ASA.
Leandro, com dois minutos de jogo, colocou os alagoanos na frente do placar. Na segunda etapa, Jorginho fez contra e empatou para o Vitória. Com um a mais, os baianos foram para cima e conseguiram a virada com Neto Baiano, aproveitando uma falha do sistema defensivo do ASA.
Porém, a suada vitória por 2 a 1 só deixou a equipe rubro-negra na quinta colocação, com 60 pontos, um a menos do que o Sport. Já o ASA, que entrou ameaçado pelo rebaixamento, ficou na 16ª colocação, uma posição acima do Z-4, com 48 pontos.

Em AL, o Vitória bateu o ASA por 2 a 1




Paraná 1x0 Bragantino

Paraná ignora cera do Bragantino, faz 1 a 0 e tira os paulista da Série A

O Bragantino entrou na rodada como um dos favoritos ao acesso, estando na quinta colocação e com o mesmo número de pontos do Sport, quarto colocado. Em Curitiba, contra o Paraná, o Bragantino fez cera, retardou o início do jogo em treze minutos, por conta de um suposto problema com o goleiro Gilvan, mas acabou perdendo por 1 a 0 e não conseguiu a sua vaga na Série A, somando agora 14 anos ausente da 1ª divisão.
Jogando mal, o time paulista foi dominado pelo Paraná Clube, que corria um pequeno risco de rebaixamento. O inusitado da partida é que em cada defesa de Gilvan, o contundido camisa 1 caía no chão se contorcendo de dores no ombro esquerdo, tendo um goleiro reserva a disposição.
Precisando da vitória, o Bragantino pouco se arriscou e acabou sofrendo o único gol da partida aos seis minutos da etapa final, com Jeferson Maranhão.
Com a derrota, o Bragantino terminou a competição na sexta posição, com 58 pontos. Já o Paraná, rebaixado para a Série B do estadual, livrou-se do descenso também no Brasileirão e acabou em 13º, com 52.

O Paraná bateu o Bragantino e tirou o acesso dos
paulistas




Duque de Caxias 2x2 Boa

Boa sente o gosto da Série A, mas bobeia e perde a vaga para o Sport

O Boa Esporte esteve na Série A do Brasileirão até os 28 minutos do segundo tempo. A partir daí, um gol do Sport e dois do Duque de Caxias acabaram com o sonho dos mineiros, que permanecem na Segundona para o ano que vem ao empatar com o lanterna em 2 a 2.
Jogando no Raulino de Oliveira em Volta Redonda, para exatamente 180 torcedores, o Boa abriu 2 a 0 sobre o lanterna e rebaixado Duque de Caxias, com gols de Raul e Valdo, e mantinha a esperança de subir para a divisão de elite. Porém, um empate inesperado dos cariocas, com dois golaços de Bruno Veiga, e um gol do Sport, tiraram qualquer chance de acesso dos mineiros.
Com 57 pontos, a equipe de Varginha terminou na sétima colocação, quatro pontos atrás do Sport, promovido à Série A, sendo a maior surpresa desta competição. Já o Duque de Caxias conseguiu igualar a pior campanha de todas as divisões na história dos pontos corridos: com 17 pontos, na última colocação, o time carioca fez a mesma campanha que o América/RN em 2007, na Série A.

O Boa apenas empatou com o Duque de Caxias




ABC 3x1 Americana

ABC derrota o Americana, escapa da Série B e tira o Americana da Série A

No Arruda, em Recife, o ABC, com poucas chances de cair, recebeu o Americana, que tinha remotas chances de subir, e venceu por 3 a 1, afastando de vez o perigo do descenso um ano depois do acesso e mantendo o Americana na Série B.
Com o estádio Frasqueirão interditado, o time potiguar teve que mandar o seu jogo no estádio do Santa Cruz e não estranhou a nova casa, abrindo 3 a 0 e praticamente eliminando as chances do rival de subir para a Série A. Leandro, com dois, e Jerson abriram uma boa vantagem para o ABC. No segundo tempo, Charles ainda descontou para os paulistas, mas de nada adiantou.
Na décima posição, o ABC terminou o campeonato com 53 pontos, enquanto o Americana, que poderá voltar a ser o Guaratinguetá na próxima temporada, acabou o torneio em oitavo, com 56.

O ABC venceu o Americana e se livrou da queda




São Caetano 1x0 Criciúma

São Caetano vence o Criciúma e se salva do rebaixamento

O São Caetano, ao lado do Icasa, eram os dois times mais ameaçados ao rebaixamento. Precisando de apenas uma vitória para se garantir na Série B, ou torcendo para a Portuguesa derrotar os cearenses em Juazeiro do Norte, o Azulão recebeu o Criciúma no Anacleto Campanella e fez a sua parte, vencendo os catarinenses por 1 a 0 e se salvando no sufoco, contando também com a ajuda da Lusa.
O Criciúma, que perdeu a chance de brigar por uma vaga na Série A há poucas rodadas, levou o gol da derrota aos 23 do segundo tempo, quando Souza marcou para o São Caetano. Com 51 pontos, o Tigre terminou na 14ª colocação, permanecendo na Série B para o ano de 2012.
Enquanto isso, a equipe do ABC paulista comemora a permanência sofrida na divisão de acesso para a elite do futebol brasileiro, terminando o torneio na 15ª posição, com 51 pontos.

Souza vibra: o Azulão se livrou do descenso




Guarani 2x0 Goiás

Na raça, Guarani vence o desinteressado Goiás e escapa da Série C

O grito de “time de guerreiros” vindo das arquibancadas do Brinco de Ouro da Princesa não foram à toa. Sem receber salários há cinco meses, os jogadores do Guarani, que ameaçaram não entrar em campo nesta última rodada, enfrentaram o Goiás e venceram os esmeraldinos por 2 a 0, escapando assim do rebaixamento.
Felipe e Marcelo Macedo marcaram os gols do Bugre, que encerrou a Série B na 12ª colocação, com 52 pontos. Para 2012, o Guarani tentará voltar a Série A e joga, no começo do ano, o Paulistão Série A-1, pois conquistou o acesso neste ano.
Já o Goiás, que apenas cumpriu tabela após uma péssima temporada, ficou na 11ª posição, também com 52 pontos, só que com uma vitória a mais que o Guarani.

Em casa, o Bugre fez 2 a 0 no Goiás e também se livrou
da queda




Grêmio Barueri 2x1 Salgueiro

Barueri vence o rebaixado Salgueiro e se despede no top 10 da Série B

Em uma partida onde o destino das equipes já estava selado, o Grêmio Barueri, que permanece na Série B, derrotou o rebaixado Salgueiro na Arena Barueri e fechou, com grande estilo, um ano conturbado para o clube, onde foi rebaixado no estadual e logo em seguida se mudou novamente para Barueri, saindo da cidade de Presidente Prudente.
Em campo, o Barueri construiu a sua vitória de virada. Thiago Marabá abriu o marcador para os pernambucanos, mas no segundo tempo, Fabrício Ceará, contra, e Marcelinho viraram para o Grêmio Barueri.
Com 53 pontos, a equipe paulista terminou a competição na nona colocação. Já o Salgueiro vai ter que disputar a Série C em 2012. Com apenas 26 pontos, os pernambucanos ficaram na penúltima posição.

O Barueri se despediu com vitória: 2 a 1 no Salgueiro



Tabela de jogos

38ª rodada (última)

25/11
20h30 – Grêmio Barueri 2x1 Salgueiro

26/11
17h00 – ABC 3x1 Americana
17h00 – ASA 1x2 Vitória
17h00 – Icasa 0x2 Portuguesa
17h00 – Vila Nova 0x1 Sport
17h00 – Náutico 2x2 Ponte Preta
17h00 – Paraná 1x0 Bragantino
17h00 – Duque de Caxias 2x2 Boa
17h00 – Guarani 2x0 Goiás
17h00 – São Caetano 1x0 Criciúma


Classificação Final

S/D
Pos
Equipes
Pts
V
E
D
GP
GC
S










   0
  1º
Portuguesa*
81
23
12
  3
82
38
44
   0
  2º
Náutico*  
64
17
13
  8
51
41
10
   0
  3º
Ponte Preta*
63
17
12
  9
63
45
18
   0
  4º
Sport* 
61
17
10
11
62
44
18
 +1
  5º
Vitória
60
17
  9
12
61
48
13
 - 1
  6º
Bragantino
58
16
10
12
65
53
12
   0
  7º
Boa
57
16
  9
13
44
40
  4
   0
  8º
Americana
56
15
11
12
40
45
- 5
 +2
  9º
Grêmio Barueri
53
15
  8
15
48
53
- 5
 +2
10º
ABC 
53
13
14
11
52
53
- 1
 - 2
11º
Goiás
52
16
  4
18
51
57
- 6
 +1
12º
Guarani
52
15
  7
16
51
48
  3
 +1
13º
Paraná
52
14
10
14
48
44
  4
 - 4
14º
Criciúma
51
13
12
13
43
43
  0
 +1
15º
São Caetano
51
12
15
11
57
51
  6
 - 1
16º
ASA
48
13
  9
16
44
54
-10
   0
17º
Icasa**
47
11
14
13
52
55
- 3
   0
18º
Vila Nova**
32
  7
11
20
34
53
-19
   0
19º
Salgueiro**
26
  8
  5
25
32
63
-31
   0
20º
Duque Caxias**
17
  2
11
25
32
84
-52

Classificados para a Série A 2012 
Rebaixados para a Série C 2012  


Thayan O. Motta

Nenhum comentário:

Postar um comentário