sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

O cenário do futebol sul-matogrossensse

Em busca de voos mais altos

Com data prevista para dia 12 do mês de março, o início do Campeonato Sul-matogrossensse de futebol está sendo aguardado com muita expectativa pelos torcedores. Em sua 36ª edição, conta com a participação de 16 clubes, divididos em dois grupos com oito equipes cada.
O atual campeão, o Comercial de Campo Grande, conta com um apoio a mais para essa temporada: alcançar em títulos o seu maior rival, o Operário, também da capital. Com dez títulos no currículo, o maior campeão estadual (Operário) sofre uma grave crise financeira e disputa hoje a Série B estadual. Já o seu rival Comercial detém oito troféus, o último conquistado graças a Memé, autor do gol do título contra o Naviraiense.
Com a conquista, a equipe vermelha e branca ganhará projeção nacional no começo deste ano, graças a partida pela Copa do Brasil contra o poderoso Vasco da Gama. O Comercial busca pela terceira vez passar de fase, algo que é inédito para o Naviraiense, outro clube sul-matogrossensse a disputar a competição que dá a vaga com o menor caminho até a Libertadores da América. A equipe de Naviraí enfrenta o Santo André, vice-campeão paulista e recém rebaixado à terceira divisão do futebol brasileiro e tenta alcançar pela primeira vez a tão desejada segunda fase, contando com os gols do artilheiro Rincón. E por falar em gols, o clube que possui um título estadual foi quem sofreu a maior goleada no país no ano de 2010. Perdeu por incríveis 10x0 para o Santos em plena Vila Belmiro, com show de Robinho, Neymar e André.
Para finalizar, ainda no ano passado na Copa do Brasil , o Ivinhema, campeão estadual do ano de 2008 e vice em 2009, acabou sendo eliminado pelo Náutico de Pernambuco também na primeira fase da competição.

Voltando a falar do estadual, as grandes ausências para esse ano ficaram por conta de Coxim, Misto de Três Lagoas, Pantanal de Corumbá, o Paranaibense de Paranaíba e do já citado Operário, de Campo Grande, tradicionais clubes que não obtiveram condições para ter a vaga na elite.

                        Definidos os participantes da Série D 2011

Foram definidos os dois clubes do estado que disputarão a Série D do futebol brasileiro nessa temporada. Por meio da Copa Pantanal, Cene e Maracaju conseguiram a vaga para disputar a última divisão do nosso futebol, eliminando Corumbaense, Portuguesa e Campo Grande.
Os grupos da competição só serão definidos no meio do ano.

Esse é mais um passo do futebol do nosso estado no cenário nacional, que já revelou atletas como o goleiro Fábio do Cruzeiro, o meia Jean do São Paulo e os atacantes Keirison do Santos e Alex Dias, mas que anda carente de bons clubes há muito tempo e que ainda almeja o primeiro título, nacionalmente falando.


Acompanhe os grupos da Série A Estadual 2011

Grupo A:

C.D 7 de Setembro (Dourados)
E.C Águia Negra (Rio Brilhante)
Corumbaense F.C (Corumbá)
Itaporã F.C (Itaporã)
Ivinhema F.C (Ivinhema)
E.C Naviraiense (Naviraí)
Ponta Porã S.E (Ponta Porã)
C.A Urso (Mundo Novo)

Grupo B:

Aquidauanense F.C (Aquidauana)
Cene (Campo Grande)
S.E.R. Chapadão (Chapadão do Sul)
E.C Comercial (Campo Grande)
Costa Rica E.C (Costa Rica)
Maracaju A.C (Maracaju)
MS Saad E.C (Campo Grande)
Rio Verde E.C (Rio Verde)

Galeria de títulos:

10: Operário (Campo Grande)
 8: Comercial (Campo Grande)
 3: Cene (Campo Grande) e Ubiratan (Dourados)
 2: S.E.R Chapadão (Chapadão do Sul)
 1: Naviraiense (Naviraí), Corumbaense (Corumbá), Coxim, Águia Negra (Rio Brilhante), Ivinhema, Nova Andradina


Comercial- Campeão Estadual em 2010
Naviraiense (laranja e verde)- atual Vice-Campeão Estadual


























Thayan O. Motta

6 comentários:

  1. um dia xega no nivel do futebol paulista kkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. tem muito pra crescer ainda, pra que algum dia seja reconhecido a nível do futebol paulista (y)' OHSOAUHSUOA

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. o nosso futebol se tivesse mais apoio seria mais bem visto por todos ja q o melhor goleiro do brasileirao saiu do nosso estado como outros grande jogadores

    ResponderExcluir
  5. time de aparecida foi mal nesse campeonato.. mas esse ano é nossa vez

    ResponderExcluir