segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Em ano espanhol, Messi leva o bi

Quando se imaginavam que dentro do envelope mais esperado para ser aberto no Palácio do Congresso estaria escrito o nome de Xavi ou Iniesta como vencedor do Ballón D’Or, encontraram o surpreendente e merecedor Lionel Messi. O argentino recebe o prêmio de melhor do mundo pelo segundo ano seguido, contrariando a regra da FIFA de que em ano de Copa do Mundo o vencedor é aquele que se destacou e foi campeão da competição.
O craque que não brilhou tanto na África do Sul, saindo de lá sem ao menos balançar as redes, fez uma temporada pra ninguém botar defeito no Barcelona, se mostrando bastante surpreso e se enrolando no discurso em Zurique. Ninguém imaginava que seria ele o vencedor.

E pela primeira vez juntas, a FIFA e a revista France Football inovaram nos critérios, dando o prêmio não só para quem se destacou por títulos,como os dois espanhóis, mas também pela técnica e regularidade dentro de campo. Nesses quisitos, Messi foi incomparável, fazendo com que ninguém chegasse aos pés dele nessa temporada.
E há quem diga que na Argentina, Maradona já ficou para trás. Mas para ser comparado à Dieguito, Messi precisa vencer uma Copa do Mundo. E a nossa torcida é para que isso não ocorra. Pelo menos não há daqui 4 anos.

Sem surpresas, Marta leva o penta

O dia de cerimônias em Zurique ainda teve a participação das mulheres. O prêmio de melhor jogadora do mundo foi disputado pela brasileira Marta, que conquistou seu quinto prêmio, e pelas alemãs BajRamaj e Prinz, veterana nesse evento e detentora de três prêmios.
Em seu discuros, Marta se emocionou e agradeceu muito ao time do Santos, onde jogou boa parte da temporada.
Ela se tornou a pessoa com mais títulos da Bola de Ouro entre todos do planeta, chegando a incrível marca de cinco vezes a melhor do mundo.


Mais dois brasileiros premiados na festa

Ainda na cerimônia, foi definido o Ideal 11, time dos sonhos da temporada que se passou. Maicon e Lúcio acabaram recebendo os prêmios de melhor lateral e zagueiro, respectivamente.

Veja a seguir a seleção do Ideal 11, dominado por Barcelona, Real Madrid e Internazionale

Goleiro: Casillas (Real Madrid)
Zagueiros: Pique (Barcelona) e Lúcio (Internazionale)
Laterais: Puyol (Barcelona) e Maicon (Internazionale)
Meias: Iniesta (Barcelona), Xavi (Barcelona) e Sneijder (Internazionale)
Atacantes: Messi (Barcelona), Villa (Barcelona) e Cristiano Ronaldo (Real Madrid)

Outros prêmios entregues na Suíça

Melhor treinador: o português José Mourinho (Real Madrid). Perderam a disputa os espanhóis Pep Guardiola (Barcelona) e Vicent del Bosque (Espanha)

Melhor treinadora: Silvia Neid (Alemanha). Perderam a disputa a sueca Pia Sundhage (EUA) e a alemã Maren Meinert (sub-20 Alemanha)

FIFA Fair Play: Equipe sub-17 feminina do Haiti

Prêmio Presidencial: Desmond Tutu (África do Sul)

Prêmio Puskas (gol mais bonito): Altintop – Cazaquistão 0x3 Turquia. Destaque para o goleiro do Cazaquistão que sofreu esse gol e ainda teve que entregar o prêmio ao turco.
Outro destaque para Neymar, que participou da votação graças ao seu gol marcado contra o Santo André no Campeonato Paulista.

veja aqui o gol de Altintop: http://www.youtube.com/watch?v=EeTni9VPGLw

 veja aqui os dez gols mais bonitos do ano, segundo a FIFA:
http://www.youtube.com/watch?v=bRBmZqwFFYg&feature=related

 

Messi e Marta


Thayan O. Motta

2 comentários:

  1. Esse gol mais bonito ta d brincadeira,tinha gol mais bonito.O resto foi justo.

    ResponderExcluir
  2. Merecidamente para os dois (Messi e Marta) ; indicação de Lúcio e Maicon para os melhores da sua posição mostra que mesmo o Brasil nao tenha se sobresaido como uns dos melhores na Copa , continua tendo os melhores jogadores

    ResponderExcluir