quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Capital x Interior : vai começar o Campeonato Paulista

Está prestes de ter início o Paulistão 2011. O campeonato estadual mais disputado e mais tradicional do país chega para esse ano cheio de novidades, entre elas os novos clubes e a forma de disputa.

Os grandes

Detendo a maior hegemonia do estado com 86 títulos, os grandes chegam mais uma vez como os favoritos a levar a taça.
Para a 120ª edição, o São Paulo, 20 vezes campeão, chega confiando no elenco sólido que ficou, mesmo com pouco investimento, contando apenas com a chegada do lateral Juan e as voltas de Marcelinho Paraíba e Henrique. É o grande que está a mais tempo sem levar a taça (5 anos) e também possui um histórico de sempre cair nas semifinais, fato que ocorreu nos três últimos anos. Seu maior trunfo deve ser o Morumbi, liberado da Copa do Mundo e apto para receber as partidas do campeonato. O Tricolor estréia fora de casa contra o Mogi Mirim, dia 16.
O Santos, atual campeão, trouxe o meia Elano de volta, o lateral Jonathan e o goleiro Aranha. É o grande favorito e tenta repetir o feito de 2010, quando o quarteto formado por Robinho, André, Neymar e Ganso arrebentaram no torneio. O peixe faz sua estréia contra o Linense, dia 15, em Lins.
Triste pela perda do penta do brasileirão, o maior campeão do estadual Corinthians tenta apagar a vexatória campanha do ano passado, quando não conseguiu se classificar para a semifinal. Trouxe o zagueiro Wallace, ex-Vitória, o lateral Fábio Santos, ex-Grêmio, o meia Ramirez, ex Universitario do Peru e o atacante Willian do Figueirense . Conta com os gols de Ronaldo para chegar ao tão sonhado título em seu Centenário em branco. O Timão estréia em casa contra a Portuguesa, dia 16.
O último grande do estado, o Palmeiras, foi outro que pouco se reforçou. Envolvido na longa novela Ronaldinho Gaúcho, o verdão não se preocupou muito em trazer novos reforços. Conta somente com as chegadas do zagueiro Thiago Heleno e da volta de Willian. Luta para apagar da memória a 11ª posição do campeonato passado, uma campanha pífia pelo elenco que dispunha. O Verdão estréia contra o Botafogo dia 15, em casa.

Os pequenos também sabem brincar

Embalado pelas ótimas campanhas recentes no torneio, chegando ao título e ao vice em 2004, com São Caetano e Paulista, e chegando na final em 2008 e 2010, os clubes considerados pequenos do estado crescem de forma perigosa para os grandes e brilhante para quem assiste o futebol. Embalados pela torcida apaixonada do interior e por craques em fim de carreira, sempre chegam no fim e surpreendem.
Para esse campeonato, alguns clubes trouxeram jogadores carimbados pela torcida brasileira. É o caso de Dodô na Portuguesa, Rivaldo no Mogi Mirim, Pedrão no Linense, Baiano no Paulista e Walter Minhoca no São Caetano.
Outro destaque fica para o Guaratinguetá, aliás, para o Americana. O clube do vale do Paraíba embarcou em muitas dívidas e acabou se transferindo para a cidade de Americana, semelhante com o caso do Grêmio Prudente, ex-Grêmio Barueri. Conseguiu subir de forma limpa para a primeira divisão desse ano.
Outros dois times que merecem destaque são a Portuguesa e a Ponte Preta, fazendo ótimas campanhas no Brasileirão da Série B e chegando até a disputar vaga para a elite do futebol. São clubes tradicionais que não merecem ser chamados de pequenos, mas são considerados assim por não transformarem a tradição em títulos. A Lusa é apenas tri campeã do torneio,com o último triunfo nos anos 70. Já a Macaca ainda tenta saborear o gosto de ser campeã estadual, já que o lugar mais longe que ela chegou foi o vice em 2008, perdendo a decisão para o Palmeiras.
Quatro times subiram para a Série A-1 do Paulistão. São Bernardo, Linense, Americana e Noroeste tomam o lugar de Monte Azul, Sertãozinho, Rio Claro e Rio Branco, rebaixados em 2010. Dos novatos, destaque para o Linense, que contratou o atacante Pedrão, Alessandro Cambalhota e o zagueira Ediglê e promete não só uma boa campanha, mas também uma classificação para as quartas.

Forma de disputa

São 20 clubes jogando em turno único, classificando-se assim as oito melhores equipes para as quartas de final.
Na fase do mata-mata (quartas e semi) as partidas serão apenas de ida, valendo o mando da equipe melhor classificada na primeira fase. Para a final, duas partidas decidirão o torneio.
Os quatros últimos colocados cairão para a Série A-2.

Clubes participantes

Americana (Americana)
Botafogo (Ribeirão Preto)
Bragantino (Bragança Paulista)
Corinthians (São Paulo)
Grêmio Prudente (Presidente Prudente)
Ituano (Itu)
Linense (Lins)
Mirassol (Mirassol)
Mogi Mirim (Mogi Mirim)
Noroeste (Bauru)
Oeste (Itápolis)
Palmeiras (São Paulo)
Ponte Preta (Campinas)
Portuguesa (São Paulo)
Santo André (Santo André)
Santos (Santos)
São Bernardo (São Bernardo do Campo)
São Caetano (São Caetano do Sul)
São Paulo (São Paulo)


Opine: Qual pequeno chegará mais longe no campeonato?




Thayan O. Motta

5 comentários:

  1. Vai dar Corinthians, haha ;) Já estreando com trio de ataque Ronaldo, Dentinho e Jorge Henrique, pra destrinchar a Portuguesa. 2x0, fora o baile.

    ResponderExcluir
  2. axo q o mirassol vai xegar mais longe,vai t q jogar la em são paulo,q eh longe pra carai.kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. concordo com o Renan Timao campeao nao invicto como foi em 2009 mas sera campeao

    ResponderExcluir
  4. Times vem forte para ese ano desde o início , Corinthians e Santos são os favoritos , e entre os do interior Ponte Preta e Botafogo podem surpreender , mas nada muito fora do normal

    ResponderExcluir
  5. Repondendo: o pequeno que chegará mais longe este ano é o Santos, kkkk

    mas nao tem pra ngm, este ano aumentaremos a hegemonia corintiana..
    ;D

    ResponderExcluir