sábado, 21 de maio de 2011

Vai começar o Campeonato Brasileiro. Confira a análise dos vinte clubes da Série A

Campeonato Brasileiro 2011

O melhor do mundo vem aí

Começa, neste sábado, o Campeonato Brasileiro de Futebol, que chega a sua 40ª edição cheio de craques e emoção.
Considerado o melhor campeonato de futebol do mundo, o Brasileirão reúne belas histórias de superação e vontade, como a do último campeão, o Fluminense, que se safou de um rebaixamento quase certo no ano de 2009 para ser campeão em 2010.
Reunindo vinte times, de norte a sul do país, o torneio dá quatro vagas para a tão cobiçada Taça Libertadores da América, além de oito vagas para a Copa Sul-Americana e quatro vagas para a tenebrosa Série B.
Os favoritos ao título São Paulo, Cruzeiro, Flamengo, Corinthians e Internacional entram babando na disputa. Já o Figueirense, Avaí, Bahia, América-MG, Atlético-GO e Ceará, tem de estar com o farol vermelho ligado para não sentir novamente o gosto amargo da segunda divisão.
Os times ainda contam com os retornos de craques brasileiro vindos do exterior. Luis Fabiano, Ronaldinho Gaúcho, Juninho Pernambucano, Adriano, Mancini, Liedson e Elano. Alguns nomes que vão embalar as torcidas dos clubes neste ano.
Portanto, é esperar e assistir a mais esse belíssimo capítulo da história do nosso futebol, que todo ano marcam os corações de milhões de brasileiros.

Jogo do título de 2010: Fluminense 1x0 Guarani

Análise dos 20 clubes

América-MG
(Belo Horizonte, MG)


Para um centenário na elite

Após fazer bela campanha no Campeonato Mineiro, onde foi eliminado apenas na semifinal pelo Atlético-MG, o América chega à Série A deste ano empolgado.
Com o acesso garantido na última rodada da Série B do ano passado, o time investiu pouco em seu elenco e manteve a base do último ano. Para esse ano, tentará manter a elite do futebol de Belo Horizonte na primeira divisão nacional.
Destaques para Fábio Júnior e Euller, dupla de ataque do coelho. Os experientes goleiros Neneca, ex-Santo André, e Flávio, ex-Paraná Clube, são outros destaques do time.
A equipe está sem o seu estádio, o Independência em Belo Horizonte, e sediará suas partidas na acanhada Arena do Jacaré em Sete Lagoas.

Brasileirão 2010: 4º da Série B

Títulos do Brasileirão: Nenhum

Estréia: Enfrenta o Bahia em Sete Lagoas, no dia 22 de maio.

Time-base: Flávio; Marcos Rocha, Micão, Gabriel, Rodrigo; Dudu, Leandro, Luciano, Irênio; Fábio Júnior e Euller.
Técnico: Mauro Fernandes

Opinião do blogger: O América entra no Brasileirão para brigar contra o descenço. A equipe não irá muito longe e volta para a Série B em 2012, apesar de jogadores renomados no elenco. Ficar entre 13º e 16º será uma conquista que deverá ser festejada pela equipe.

Posição cravada pelo blogger: 19º lugar

Opinião da galera: 22 votos no total
Sul-Americana: 1 voto
Nada (13º ao 16º): 5 votos
Rebaixamento: 16 votos


Atlético-GO
(Goiânia, GO)


Repetir o ano passado é bom negócio

O Atlético-GO chega com moral para a disputa do Brasileirão. Após vencer o Campeonato Goiano em cima do rival Goiás, o Dragão perdeu um pouco do status de azarão do ano passado e se credenciou a permanecer na Série A, após belíssimos resultados contra Vitória (4x1), Grêmio Prudente (3x0) e Palmeiras (3x0).
A equipe da capital goiana possui como destaque o seu goleiro: Márcio, além de ser um bom arqueiro, também faz gols. Conta ainda com os conhecidos atacantes Josiel (ex-Paraná e Flamengo), Anaílson (ex-São Caetano) e Felipe (ex-Goiás).
Para tentar se manter na elite, o time jogará no Serra Dourada em Goiânia.

Brasileirão 2010: 16º lugar

Títulos do Brasileirão: Nenhum

Estréia: Joga contra a sensação do Brasil até o momento: o Coritiba em Curitiba, no dia 22 de maio.

Time-base: Márcio; Adriano, Gílson, Anderson, Thiago Feltri; Pituca, Ramalho, Preto, Vítor Júnior; Marcão e Juninho.
Técnico: Paulo César Gusmão

Opinião do blogger: Possui um time forte jogando em casa e provou isso no ano passado, quando se livrou do descenço. Com o título goiano, cresce sua moral no território nacional. Deverá lutar contra o rebaixamento, onde irá se salvar na bacia das almas.

Posição cravada do blogger: 16º lugar

Opinião da galera: 22 votos no total
Nada (13º ao 16º): 2 votos
Rebaixamento: 20 votos


Atlético-MG
(Belo Horizonte, MG)



 
Os craques ainda dão conta?

O ano de 2010 do Atlético-MG é pra se esquecer. O centenário do Galo se passou com o sofrimento do quase rebaixamento para a Série B. Por isso, a diretoria resolveu investir pesado para não passar vergonha no nacional, buscando até chegar à Libertadores.
Mesmo com o inesperado vice-campeonato Mineiro e a precoce eliminação para o Grêmio Prudente na Copa do Brasil, o Atlético-MG irá tentar superar as expectativas de todos, com um elenco recheado de figurinhas carimbadas do torcedor brasileiro: Dudu Cearense, Richarlyson, Renan Oliveira, Mancini, Daniel Carvalho, Guilherme e Magno Alves.
Para chegar longe na competição, o trunfo do Galo mineiro será o alçapão de Sete Lagoas.

Brasileirão 2010: 13º lugar

Títulos do Brasileirão: 1 (1971)

Estréia: Encara o xará Atlético-PR em Minas no sábado.

Time-base: Renan; Patric, Léo Silva, Réver, Leandro; Dudu Cearense, Richarlyson, Serginho, Renan Oliveira; Mancini e Guilherme.
Técnico: Dorival Júnior

Opinião do blogger: Conta com um bom elenco, mas nem todos viverão uma grande fase. Luta por uma vaga na Sul-Americana, enquanto fica de olho no rebaixamento.
Não será rebaixado e nem conquista a vaga no torneio sul-americano, mas fica de olho no descenço, o que quase aconteceu no ano passado.

Posição cravada do blogger: 14º lugar

Opinião da galera: 22 votos no total
Sul-Americana: 12 votos
Nada (13º ao 16º): 1 voto
Rebaixamento: 9 votos


Atlético-PR
(Curitiba, PR)




Não é mais como antes

Vindo de um estadual frustrante, onde viu o seu maior rival Coritiba terminar invicto, e de uma eliminação para o Vasco nas quartas-de-final da Copa do Brasil, o Atlético-PR chega desmotivado para a disputa da Série A. Perdeu vários jogadores que fizeram parte da brilhante campanha do ano passado, onde foi o quinto colocado.
O zagueiro Rhodolfo, fundamental em 2010, foi para o São Paulo. Porém, manteve Paulo Baier, Guerrón e trouxe Madson e Kléberson.
Para este ano, lutará por mais uma boa campanha quando ninguém acredita. Porém, se bobear na Arena da Baixada, como está fazendo muito esse ano, poderá começar a se preocupar com a zona de rebaixamento.

Brasileirão 2010: 5º lugar

Títulos do Brasileirão: 1 (2001)

Estréia: Faz o clássico dos Atléticos na primeira rodada, onde encara o Mineiro em Sete Lagoas, no dia 21 de maio.

Time-base: Renan Rocha; Wagner Diniz, Manoel, Rafael, Paulinho; Wendel, Róbston, Kléberson, Paulo Baier; Guerrón e Adaílton.
Técnico: Adílson Batista

Opinião do blogger: Nada vai adiantar jogar em casa, onde sempre foi o trunfo do furacão. Terá que buscar seus pontos fora de casa, onde vai se sobressair e buscar uma vaga na Sul-Americana. Morre na praia por muito pouco e fica nas posições que não garantem nada aos times.

Posição cravada do blogger: 13º lugar

Opinião da galera: 22 votos
Sul-Americana: 11 votos
Nada (13º ao 16º): 10 votos
Rebaixamento: 1 voto

Avaí
(Florianópolis, SC)




A elite é o principal pensamento

A ótima campanha que o Avaí faz na Copa do Brasil, onde está na semifinal do torneio após eliminar Botafogo e São Paulo, não reflete o que o time poderá passar nesta temporada.
O técnico Silas encontra dificuldades para repor as peças do time titular, que tem os selecionáveis Marquinhos Paraná, Fabiano e William, e foi por esse motivo que o time foi de mal a pior no Catarinense, não chegando a disputar a semifinal do torneio.
Para mandar seus jogos, a equipe da belíssima Florianópolis tem o estádio da Ressacada como aliado.

Brasileirão 2010: 15º lugar

Títulos do Brasileirão: Nenhum

Estréia: Tem o Flamengo no Rio de Janeiro, no dia 21 de maio.

Time-base: Renan; George Lucas, Gian, Leonardo, Julinho; Marcinho, Fabiano, Felipe, Marquinhos; Evando e William.
Técnico: Silas

Opinião do blogger: Irá fazer companhia ao seu rival Figueirense e também será rebaixado à Série B. Seu fraco elenco não dão chances ao time no Brasileirão, onde por pouco não caiu no ano passado. Rebaixamento certo ao time catarinense

Posição cravada do blogger: 18º lugar

Opinião da galera: 22 votos no total
Sul-Americana: 5 votos
Nada (13º ao 16º): 9 votos
Rebaixamento: 8 votos


Bahia
(Salvador, BA)

Tudo pela volta da grandeza

Após o acesso após oito anos nas divisões inferiores do futebol brasileiro, o campeão nacional de 1989 entra na disputa desacreditado, por conta da eliminação para o rival Vitória no estadual baiano. Na Copa do Brasil, novo fracasso diante do Atlético-PR, com direito a goleada na Arena da Baixada.
Possui em seu elenco figurinhas carimbadas do torcedor brasileiro, como os atacantes Souza e Jóbson, os meias Boquita e Lulinha, o lateral direito Jancarlos e o zagueiro Danny Morais, além do técnico Renê Simões.
O Bahia mandará seus jogos no estádio de Pituaçu, em Salvador.

Brasileirão 2010: 3º lugar (Série B)

Títulos do Brasileirão: 1 (1988)

Estréia: Encara o América-MG em Minas Gerais, no dia 22 de maio.

Time-base: Tiago; Marcos, Danny Morais, Thiego, Dodô; Marcone, Rafael Jataí, Ramón, Lulinha; Robert e Souza.
Técnico: Renê Simões

Opinião do blogger: Definitivamente, está na disputa contra o rebaixamento. Não possui elenco suficientemente bom para suportar a pressão da Série A. Porém, como é um dos dois representantes nordestinos na competição, luta pela honra dessa região do país, que faz de tudo para  voltar a figurar na elite do futebol nacional.

Posição cravada pelo blogger: 17º lugar

Opinião da galera: 22 votos no total
Sul-Americana: 2 votos
Nada (13º ao 16º): 5 votos
Rebaixamento: 15 votos


Botafogo
(Rio de Janeiro, RJ)




Para esquecer o começo do ano

Mais uma vez, o torcedor do Botafogo entra desconfiando da equipe no Brasileirão. Após eliminações precoces no estadual e na Copa do Brasil, a estrela solitária joga todas as suas fichas na competição, onde tentará voltar à Libertadores após quinze anos de ausência. Aliás, a equipe de General Severiano não se classificou para a competição continental em 2010 por muito pouco.
Para essa temporada, possui em seu elenco a volta de Maicosuel e o brilho de Loco Abreu.
A casa botafoguense será o Engenhão, área de escape para os clubes do Rio com as reformas do Maracanã.

Brasileirão 2010: 6º lugar

Títulos do Brasileirão: 1 (1995)

Estréia: Pega o Palmeiras em São Paulo, no dia 22 de maio.

Time-base: Jefferson; Alessandro, Antônio Carlos, Fábio Ferreira, Cortês; Marcelo Mattos, Arévalo, Maicosuel, Bruno Tiago; Herrera e Loco Abreu
Técnico: Caio Júnior

Opinião do blogger: Mesmo com vários problemas e vivendo na pressão de seus torcedores, a equipe fica entre as dez melhores do campeonato. Conquista, sem fazer muito esforço, a vaga na Copa Sul-Americana.

Posição cravada pelo blogger: 10º lugar

Opinião da galera: 22 votos no total
Sul-Americana: 11 votos
Nada (13º ao 16º): 10 votos
Rebaixamento: 1 voto


Ceará
(Fortaleza, CE)




América a vista?

A boa fase do Ceará é evidente. Após título incontestável no Cearense, o vovô está nas semifinais da Copa do Brasil e procura manter essa campanha no Brasileirão, onde não teve sustos no ano passado, chegando até a ser líder no começo da competição.
Para 2011, a equipe cearense conta com os reforços de Iarley e Geraldo, “ambos comendo a bola”.
Sem esquecer do rebaixamento, o Ceará entra na disputa querendo beliscar uma vaga em torneios continentais, assim como fez ano passado.
Seu alçapão é o Presidente Vargas, reaberto após a interdição do Castelão.

Brasileirão 2010: 12º lugar

Títulos do Brasileirão: Nenhum

Estréia: Pega o Vasco no P.V em Fortaleza no sábado.

Time-base: Fernando Henrique; Boiadeiro, Fabrício, Erivélton, Ernandes; Michel, João Marcos, Thiago Humberto, Geraldo; Iarley e Washington.
Técnico: Vágner Mancini

Opinião do blogger: Sua campanha será voltada na luta contra o descenço. Além do Bahia, é o outro time da região Nordeste do país na competição. Jogando em casa é muito forte, sendo que em seu estádio, conquistará seus pontos para se livrar da queda. Candidato ao rebaixamento, mas não cai para a segunda divisão.

Posição cravada pelo blogger: 15º lugar

Opinião da galera: 22 votos no total
Sul-Americana: 2 votos
Nada (13º ao 16º): 9 votos
Rebaixamento: 11 votos


Corinthians
(São Paulo, SP)



Em busca do título perdido

Mordido com a perda do título brasileiro na última rodada, o Corinthians entra na disputa pensando apenas em título.
E se reforçou bem para isso. Trouxe o atacante lesionado Adriano, o matador Liedson e ainda conta com o talismã Willian.
Após o vice-campeonato Paulista, o Timão acredita que o pentacampeonato virá esse ano. Tite, o técnico corintiano, terá muito trabalho para armar a boa equipe que tem nas mãos, pois Cruzeiro, São Paulo e Santos também estão no páreo.
O Corinthians mandará seus jogos no Pacaembu, enquanto o Fielzão não fica pronto.

Brasileirão 2010: 3º lugar

Títulos do Brasileirão: 4 (1990, 1998, 1999 e 2005)

Estréia: Pega logo de cara o Grêmio no Olímpico, no domingo.

Time-base: Júlio César; Alessandro, Chicão, Leandro Castán, Fábio Santos; Paulinho, Ralf, Morais, Bruno César; Jorge Henrique e Liédson.
Técnico: Tite

Opinião do blogger: Luta diretamente pelo título. Com o forte elenco que tem, a vaga na Libertadores é quase certa, a não ser que a equipe bobeie como fez no ano passado, quando perdeu o título na reta final.

Posição cravada pelo blogger: 3º lugar

Opinião da galera: 22 votos no total
Campeão: 5 votos
Vice-campeão: 1 voto
Libertadores: 12 votos
Sul-Americana: 10 votos


Coritiba
(Curitiba, PR)

Sem sustos, dessa vez

O melhor time do país no momento está nas nuvens: após vencer de forma invicta o campeonato estadual e permanecer 29 partidas sem perder, o Coxa Branca segue firme rumo ao título da Copa do Brasil.
Além disso, mantém uma boa base para esse Brasileirão, onde deverá lutar pela parte de cima da tabela.
Destaques para o Tcheco e Marcos Aurélio, que tentarão retomar o bom futebol no Coritiba e levar à equipe quem sabe até a Libertadores.
A equipe do técnico Marcelo Oliveira mandará seus jogos em seu estádio, o Couto Pereira.

Brasileirão 2010: 1º lugar (Campeão Série B)

Títulos do Brasileirão: 1 (1985)

Estréia: Joga contra o Atlético-GO em Curitiba no domingo, time que já venceu por duas vezes esse ano.

Time-base: Édson Bastos; Jonas, Émerson, Cleiton, Lucas Mendes; Léo Gago, Leandro Donizete, Rafinha, Davi; Bill e Ânderson Aquino.
Técnico: Marcelo de Oliveira

Opinião do blogger: Sensação do Brasil no momento, o Coritiba se classifica para a Sul-Americana com tranqüilidade, tentando arrancar ainda uma vaga na Libertadores.

Posição cravada do blogger: 8º lugar

Opinião da galera: 22 votos no total
Libertadores: 1 voto
Sul-Americana: 17 votos
Nada (13º ao 16º): 4 votos


Cruzeiro
(Belo Horizonte, MG)

                                              Para provar que a Libertadores foi uma lição

O Cruzeiro chega cabisbaixo após a dura eliminação em casa na Libertadores para o Once Caldas da Colômbia. Porém, o título Mineiro deu à equipe uma sobrevida na temporada, que era apontada como provável conquista da tríplice coroa.
Para esse Brasileirão, a raposa chega favorito ao título, que foi perdido na última rodada do ano passado, mesmo vencendo o Palmeiras por 2 a 1. Os destaques da equipe comandada por Cuca são o argentino Montillo e o jovem atacante Wallyson, além do já conhecido Thiago Ribeiro.
Sem o Mineirão, paralisado por causa das obras para a Copa de 2014, o Cruzeiro mandará seus jogos na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.

Brasileirão 2010: 2º lugar (vice-campeão)

Títulos do Brasileirão: 1 (2003)

Estréia: Pega o Figueirense em Florianópolis no domingo.

Time-base: Fábio; Vítor, Gil, Victorino, Gilberto; Fabrício, Leandro Guerreiro, Montillo e Roger; Thiago Ribeiro e Wallyson.
Técnico: Cuca

Opinião do blogger: Deixou escapar o título quase certo na Libertadores, mas briga com unhas e dentes pelo bicampeonato no Brasileirão. É um candidato fortíssimo ao título e tem vaga certa na próxima Libertadores.

Posição cravada do blogger: 2º lugar

Opinião da galera: 22 votos no total
Campeão: 7 votos
Vice-campeão: 8 votos
Libertadores: 19 votos
Sul-Americana: 3 votos


Figueirense
(Florianópolis, SC)


De volta, agora pra ficar

Depois de ser atropelado no campeonato estadual, o Figueirense começa o Brasileirão preocupado: a má campanha no começo do ano fez o time procurar reforços, que devem chegar após o início do campeonato.
Por enquanto, o técnico Jorginho trabalhar com o que tem na mão. Lenny é a maior estrela da equipe de Florianópolis, que tentará fazer bonito, ainda mais com a presença do seu maior rival Avaí no torneio.
Terá como seu aliado o alçapão Orlando Scarpelli, casa do figueira.

Brasileirão 2010: 2º lugar (vice-campeão Série B)

Títulos do Brasileirão: Nenhum

Estréia: Pega logo de cara o Cruzeiro, em casa, no dia 22 de maio.

Time-base: Wilson,; Bruno Vieira, João Paulo, Edson José, Hélder; Túlio, Ygor, Coutinho, Fernandes; Reinaldo e Lenny.
Técnico: Jorginho

Opinião do blogger: Não tem time para estar na Série A e deve ser rebaixado. É fraco tecnicamente e tem um elenco limitado, porém possui a garra e a raça característicos dos times do sul do país.

Posição cravada do blogger: 20º lugar (último)

Opinião da galera: 22 votos no total
Nada (13º ao 16º): 13 votos
Rebaixamento: 9 votos


Flamengo
(Rio de Janeiro, RJ)

Todos por Ronaldinho

Quem olha para o elenco do Flamengo e vê Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves jogando juntos, logo pensa que o Flamengo é candidatíssimo ao título. E acertam.
O rubro-negro tem um time de colocar inveja em muito dirigente por aí, porém deve se preocupar com a eliminação nas quartas-de-final para o Ceará na Copa do Brasil.
Para não repetir a pífia campanha do ano passado, onde terminou em 12º lugar, e buscar o título, Vanderlei Luxemburgo tem ainda em seu elenco o meio-campo Willians e Renato, os dois em ótima fase.
Seu estádio será o Engenhão, após a licença do Maracanã por conta da Copa do Mundo.

Brasileirão 2010: 14º lugar

Títulos do Brasileirão: 5 (1980, 1982, 1983, 1992 e 2009)

Estréia: Joga contra o Avaí no Engenhão, sábado.

Time-base: Felipe, Léo Moura, Welinton, David Braz, Rodrigo Alvim; Fernando, Willians, Renato Abreu e Thiago Neves; Deivid e Ronaldinho Gaúcho.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Opinião do blogger: Um dos cinco times que lutarão pelo título da competição, mas perderá força na reta final. Sua vaga na Libertadores é quase certa, pois a briga com o Internacional vai ser difícil. Porém, Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves levarão a equipe de volta a mais importante competição do continente.

Posição cravada do blogger: 4º lugar

Opinião da galera: 22 votos no total
Campeão: 1 voto
Vice-campeão: 1 voto
Libertadores: 6 votos
Sul-Americana: 15 votos
Nada (13º ao 16º): 1 voto


Fluminense
(Rio de Janeiro, RJ)

                           Título, só se for ano que vem

O atual campeão brasileiro chega desmotivado para a disputa, após a dramática derrota para o Libertad na Libertadores.
Conhecido como “o time de guerreiros”, o Fluminense terá que guerrear muito se quiser repetir o feito do ano passado.
Perdeu os atacantes Washington e Émerson e o técnico Muricy Ramalho, mas trouxe Araújo e Rafael Moura. Conta ainda com as estrelas de Fred e Conca para tentar superar as expectativas. Ainda possui em seu forte e rico elenco o goleiro Diego Cavalieri e os meias Deco e Souza, respeitadíssimos no mundo da bola.
Mandará seus jogos no estádio Engenhão do Botafogo.

Brasileirão 2010: 1º lugar (campeão)

Títulos do Brasileirão: 2 (1984 e 2010)

Estréia: Joga contra o São Paulo no Rio de Janeiro, dia 22 de maio.

Time-base: Ricardo Berna; Mariano, Leandro Eusébio, Gum, Carlinhos; Diguinho, Edinho, Deco, Conca; Rafael Moura e Fred.
Técnico: Abel Braga

Opinião do blogger: Tem time para chegar à Libertadores, mas fica mesmo é com a vaga na Copa Sul-Americana.
Os freqüentes rachas no elenco irão provocar crises durante o campeonato, mas a equipe se estabilizará com seu forte time e chega bem no final.

Posição cravada pelo blogger: 7º lugar

Opinião da galera: 22 votos
Libertadores: 1 voto
Sul-Americana: 18 votos
Nada (13º ao 16º): 2 votos
Rebaixamento: 1 voto


Grêmio
(Porto Alegre, RS)

Alerta para o lado dos pampas

Em 2010, o Grêmio provou mais uma vez o seu lado de superação e se classificou para a Libertadores na última rodada. Porém, um ano se passou e o medo começa a rondar o lado do Olímpico.
A equipe de Renato Gaúcho foi eliminada na Libertadores de forma incontestável, com duas derrotas para o Universidad Católica e perdeu o campeonato Gaúcho dentro de casa para o Internacional, após vitória no primeiro jogo.
Sem reforços, e com as baixas de Carlos Alberto e possivelmente de Borges, o tricolor gaúcho chega como coadjuvante para a disputa.
Destaques para o meia Douglas e o atacante revelação Leandro.
Como a sede gaúcha para a Copa de 2014 será no Beira-Rio, o Olímpico está liberado e poderá sediar seus jogos.

Brasileirão 2010: 4º lugar

Títulos do Brasileirão: 2 (1981 e 1996)

Estréia: O Corinthians é seu primeiro adversário. Joga no Olímpico, dia 22 de maio.

Time-base: Victor; Gabriel, Rafael Marques, Rodolfo, Bruno Colaço; Fábio Rochemback, Lúcio, Adílson, Douglas; Leandro e Borges.
Técnico: Renato Gaúcho

Opinião do blogger: Não repetirá as últimas boas campanhas e tem que se contentar com uma vaga na Sul-Americana. No rebaixamento, sem aperto.

Posição cravada do blogger: 11º lugar

Opinião da galera: 22 votos no total
Campeão: 1 voto
Vice-campeão: 1 voto
Libertadores: 5 votos
Sul-Americana: 13 votos
Nada (13º ao 16º): 3 votos
Rebaixamento: 1 voto


Internacional
(Porto Alegre, RS)

                                                  Para relembrar a época de Falcão


Sob o comando do ex-jogador Falcão, o rei de Roma, o Internacional entra na competição tentando repetir os feitos do craque, campeão Brasileiro em 1975, 1976 e 1979.
Com 32 anos de jejum do Brasileirão, o rei da América quer porquê quer o tetracampeonato, após conquistas da Libertadores e do Mundial.
Possui jogadores renomados em seu elenco, como D’Alessandro e a revelação Leandro Damião.
Tem, no Beira-Rio, o seu talismã para tentar o título desta temporada.

Brasileirão 2010: 7º lugar

Títulos do Brasileirão: 3 (1975, 1976 e 1979- invicto)

Estréia: Enfrenta logo de cara o Santos na Vila, dia 21 de maio.

Time-base: Renan; Nei, Bolívar, Rodrigo, Kléber; Guiñazú, Tinga, Oscar, D’Alessandro; Rafael Sóbis e Leandro Damião.
Técnico: Falcão

Opinião do blogger: Briga diretamente pelo título, mas morre na praia e perde até a vaga para a Libertadores. Será o primeiro entre os classificados para a Sul-Americana.

Posição cravada do blogger: 5º lugar

Opinião da galera:  22 votos no total
Vice-campeão: 5 votos
Libertadores: 11 votos
Sul-Americana: 10 votos
Nada (13º ao 16º): 1 voto


Palmeiras
(São Paulo, SP)


Agora vai?

O Palmeiras é uma incógnita nesse Brasileirão. Não se sabe se a equipe bem armada por Felipão irá brigar por vaga na Libertadores, ou se luta contra o rebaixamento.
Com uma boa campanha no Paulistão, falhou na hora H e tomou uma goleada de 6 a 0 para o Coritiba na Copa do Brasil, dias depois.
Por isso, o time vive momentos difíceis. Não trouxe reforços e mantém a base do começo de ano: Valdívia e Kléber são os destaques do elenco. Além disso, conta com as cobranças de falta de Marcos Assunção.
Portanto, chegar à Libertadores é a maior esperança do torcedor do verdão.
O Palmeiras mandará seus jogos em vários lugares do estado de São Paulo, pois está sofrendo com a reforme de seu estádio. Poderá jogar em São José do Rio Preto, em Barueri e também no Pacaembu.

Brasileirão 2010: 10º lugar

Títulos do Brasileirão: 4 (1972, 1973, 1993 e 1994)

Estréia: Pega o Botafogo em São José do Rio Preto, dia 22 de maio.

Time-base: Deola; Cicinho, Danilo, Thiago Heleno, Gabriel Silva; Marcos Assunção, Márcio Araújo, Valdívia, Tinga; Kléber e Wellington Paulista.
Técnico: Luiz Felipe Scolari

Opinião do blogger: Possui um elenco mediano, mas fica entre os dez primeiros colocados. Joga pensando em se classificar para a Sul-Americana, livre do rebaixamento e sem chances para Libertadores.

Posição cravada do blogger: 9º lugar

Opinião da galera: 22 votos no total
Campeão: 1 voto
Libertadores: 1 voto
Sul-Americana: 17 votos
Nada (13º ao 16º): 2 votos
Rebaixamento: 2 votos


Santos
(Santos, SP)


Meninos amadurecidos

O time sensação do ano passado voltou mais amadurecido para a disputa da Série em 2011. O Santos de Neymar, Elano e Paulo Henrique Ganso chega como um time sólido e forte, agora com a presença do técnico Muricy Ramalho.
Após um Brasileirão mediano, onde se esperava mais da equipe sétima colocada, e título da Copa do Brasil e do Paulistão, o peixe entra como franco favorito na disputa pela taça, batendo de frente com São Paulo, Cruzeiro e Flamengo.
Mandará seus jogos na Vila Belmiro, o alçapão santista que sempre lhe serviu de trunfo.

Brasileirão 2010: 8º lugar

Títulos do Brasileirão: 2 (2002 e 2004)

Estréia: Faz um clássico contra o Internacional na Vila, dia 21 de maio.

Time-base: Rafael; Jonathan, Edu Dracena, Durval, Léo; Danilo, Arouca, Elano, Paulo Henrique Ganso; Zé Eduardo e Neymar.
Técnico: Muricy Ramalho

Opinião do blogger: Seu foco é a atual edição da Libertadores, onde poupará jogadores e perderá muitos pontos no início. Porém, luta por vaga na Libertadores de 2012, mas fica com uma na Sul-Americana. Não luta pelo título esse ano.

Posição cravada do blogger: 6º lugar

Opinião da galera: 22 votos no total
Campeão: 3 votos
Vice-campeão: 2 votos
Libertadores: 15 votos
Sul-Americana: 7 votos


São Paulo
(São Paulo, SP)

Para voltar a América e ao topo do Brasil

Após três títulos seguidos nos anos de 2006, 2007 e 2008, o São Paulo quer apagar os campeonatos dos últimos dois anos e voltar ao topo do Brasil.
Com a perda da vaga para a Libertadores, o time teve que se adequar a Copa do Brasil, onde foi eliminado nas quartas-de-final para o Avaí.
Em seu elenco, destaques para o meia Lucas, revelação do futebol brasileiro, e para o retorno de Luís Fabiano, além do goleiro Rogério Ceni, que contabiliza 101 gols na carreira. O veterano Rivaldo e o atacante Dagoberto completam a lista de estrelas do elenco.
Com a ausência do Morumbi na Copa de 2014, o tricolor mandará seus jogos no gigante.

Brasileirão 2010: 9º lugar

Títulos do Brasileirão: 6 (1977, 1986, 1991, 2006, 2007 e 2008)

Estréia: Começa o Brasileirão jogando contra o atual campeão Fluminense no Rio de Janeiro, dia 22 de maio.

Time-base: Rogério Ceni; Miranda, Alex Silva, Rhodolfo; Jean, Casemiro, Carlinhos Paraíba, Juan, Lucas; Dagoberto e Luís Fabiano.
Técnico: Paulo César Carpegiani

Opinião do blogger: Outro candidato ao título deste ano. Luta pela sétima conquista, enquanto possui vaga confirmada na Libertadores. Será o campeão, mas em caso de revés, assusta até o fim os times que ficarem à sua frente.

Posição cravada pelo blogger: 1º
  lugar (campeão)

Opinião da galera: 22 votos no total
Campeão: 4 votos
Vice-campeão: 3 votos
Libertadores: 17 votos
Sul-Americana: 5 votos


Vasco
(Rio de Janeiro, RJ)



Dúvidas no ar

O Vasco iniciou o ano de 2011 da pior maneira possível. O time da colina não se classificou para as semifinais do torneio estadual, após fazer uma fraca campanha, encerrada com uma goleada sobre o América por 9 a 0.
Porém, se recuperou e foi vice-campeão estadual, e está na semifinal da Copa do Brasil.
Com elenco reduzido, o veterano Felipe comanda e organiza a equipe em campo. Dedé, o xerifão da zaga, é outro que se destaca na equipe. Mas o craque é mesmo Juninho Pernambucano. O meia retornou da Arábia em ótima fase e ainda irá estrear.
O Vasco mandará os seus jogos em seu estádio, São Januário.

Brasileirão 2010: 11º lugar

Títulos do Brasileirão: 4 (1974, 1989, 1997 e 2000)

Estréia: Encara o Ceará em Fortaleza, abrindo o Brasileirão no dia 21 de maio.

Time-base: Fernando Prass; Fágner, Dedé, Ânderson, Ramón; Felipe Bastos, Juninho Pernambucano, Diego Souza, Felipe; Éder Luís e Alecsandro.
Técnico: Ricardo Gomes

Opinião do blogger: Conquista a última vaga na Sul-Americana com muito esforço, pois Atlético-PR e Atlético-MG endurecerão a disputa. O rebaixamento é um detalhe: com um pouco de cuidado, a equipe não passa aperto.

Posição cravada pelo blogger: 12º lugar

Opinião da galera: 22 votos no total
Sul-Americana: 16 votos
Nada (13º ao 16º): 4 votos
Rebaixamento: 2 votos




Thayan O. Motta

Nenhum comentário:

Postar um comentário