quinta-feira, 10 de março de 2011

A zebra está solta: acompanhe a Uefa Champions League

Uefa Champions League


Barcelona 3x1 Arsenal

Messi dá show e Barcelona elimina o Arsenal

O Arsenal provou mais uma vez que é freguês do time catalão na Uefa Champions League. Após eliminação no torneio do ano passado e derrota na final de 2006, o time londrino foi parado por Messi e cia.
A partida no Camp Nou em Barcelona foi toda do time da casa, que dominou o jogo de ponta a ponta e chegou a ter 70% da posse de bola. Porém, somente aos 47 minutos do primeiro tempo saiu o primeiro gol: depois de um toque de letra errado de Fábregas, Iniesta dominou e enfiou uma linda bola para Messi chapelar o goleiro e fazer um golaço. Foi o 45º gol do argentino em 39 partidas na temporada.
No começo do segundo tempo, susto espanhol e empate do Arsenal: gol contra de cabeça de Busquets.
Mas quem tem os três melhores jogadores do mundo não se abate com um gol sofrido e uma decisão desse porte. Logo depois da expulsão de Van Persie, Iniesta e Villa fizeram uma belíssima jogada para Xavi marcar: Barcelona 2x1.
A partida iria para a prorrogação e ganhava contorno de dramaticidade quando Pedro sofreu um pênalti: Messi cobrou com muita categoria e fez o terceiro. Com isso, o Barcelona venceu por 3x1 e mais uma vez vai às quartas-de-final da competição.
O time catalão volta a campo pelo Campeonato Espanhol no final de semana contra o Sevilla fora para aumentar sua vantagem na liderança. Já o vice-líder do Inglês Arsenal joga contra o West Bromwich Albion.



Shaktar Donetsk 3x0 Roma

Mais uma vez, brasileiros comandam o Shaktar e eliminam a Roma

Sensação do torneio esse ano, o Shaktar provou para todos que não está para brincadeira: goleou a Roma por 3x0 no jogo da volta e eliminou o time italiano.
Com gols de Hubschmann, Adriano e do brasileiro naturalizado croata Eduardo da Silva, o time ucraniano podia perder até por dois gols de diferença, já que venceu o jogo da ida por 3x2, e venceu fácil.
A Roma volta para casa com mais uma eliminação esse ano: está praticamente eliminada de todos os torneios que disputou esse ano. Ainda de quebra, perdeu o atacante brasileiro Adriano, que rescindiu o contrato e está livre para negociar com outro clube. A equipe da capital italiana pagava para o atacante o preço de 15 mil reais por minuto jogado.
Motivados pela classificação, o líder do Campeonato Ucraniano Shaktar tem pela frente SK Karpaty, no fim de semana. Já a Roma tentará salvar o ano no Italiano jogando o clássico contra a Lazio, no Olímpico.

Curiosidade: Dez brasileiros participaram da partida





Tottenham 0x0 Milan

Milan se esforça, tenta de todo jeito, mas pára no Tottenham e está fora

Robinho e Ibrahimovic bem que tentaram, mas não conseguiram evitar a eliminação precoce do Milan em Londres. Em uma partida dura na Inglaterra, herdando a rivalidade que Gattuso impôs no jogo de ida, o time inglês suportou bem a pressão dos italianos e conseguiu a vaga suada para as quartas-de-final. Foi um 0x0 com muitas chances de gol: se Gomes salvou o Tottenham com as mãos, Gallas salvou em cima da linha com os pés.
E com isso, o empate foi suficiente para os londrinos passarem de fase, já que no primeiro jogo Crouch foi o herói fazendo o gol da vitória. Esse foi mais um revés do futebol italiano no campeonato, já que a Sampdoria sequer passou da repescagem e a Roma foi eliminada na terça.
Agora o Milan vai concentrar sua atenção no Campeonato Italiano, já que é o líder disparado. No próximo final de semana, o time de Pato joga contra o lanterna Bari em casa. Já o Tottenham, quarto colocado em seu país, enfrenta o West Ham em sua casa, no White Hart Lane.





Schalke 04 3x1 Valencia

Farfán faz dois e coloca o Schalke 04 nas quartas-de-final

Foi o dia do peruano Farfán. O jogador do time alemão decidiu o jogo contra o Valencia e colocou sua equipe na próxima fase.
Porém o jogo começou bom para os espanhóis. Pressionando mais e criando as melhores chances, o Valencia chegou ao primeiro gol logo com 16 minutos do primeiro tempo: Ricardo Costa desviou cruzamento e abriu o marcador.
O placar dava a classificação para o Valencia, pois a primeira partida ficou empatada por 1x1.
Com isso os alemães correram atrás do resultado, e foram recompensados: golaço de Farfán aos 40 do primeiro tempo.
Na segunda etapa, o jogo ganhou drama, principalmente para o Valencia. Aos seis minutos, Gavranovic virou o jogo: Schalke 2x1.
O gol deu ao time de Mestalla o desespero: se lançou todo ao ataque para fazer o gol da classificação, mas foi castigado por esquecer de sua defesa no final do jogo: Farfán recebeu atrás do meio de campo, passou fácil pelo único zagueiro postado e avançou para encobrir o goleiro, marcando seu segundo golaço do dia.
Agora, o Valencia esquece da UCL e foca no Campeonato Espanhol, onde está em terceiro, garantindo assim a vaga para a próxima temporada na competição. Na próxima rodada, a equipe viaja até Zaragoza para enfrentar o time da casa.
O Schalke, classificado, não vai bem das pernas no campeonato local. É só o nono colocado e não garantirá vaga em competições internacionais caso perca a UCL. No sábado, pega o Eintracht Frankfurt em casa.





Outros jogos da oitavas-de-final

15/03
Manchester United x Olympique de Marselha (Ida: 0x0)
Bayern de Munique x Internazionale (Ida: 1x0)

16/03
Chelsea x Copenhagem (Ida: 2x0)
Real Madrid x Lyon (Ida: 1x1)


Liga Europa

Oitavas-de-final

Benfica (Portugal) 2x1 PSG (França)

Dynamo de Kiev (Ucrânia) 2x0 Manchester City (Inglaterra)
Twente (Holanda) 3x0 Zenit (Rússia)
CSKA Moscou (Rússia) 0x1 Porto (Portugal)
PSV (Holanda) 0x0 Rangers (Escócia)
Bayer Leverkusen (Alemanha) 2x3 Villarreal (Espanha)
Ajax (Holanda) 0x1 Spartak Moscou (Rússia)
Braga (Portugal) 1x0 Liverpool (Inglaterra)



Thayan O. Motta

2 comentários: