quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Sport x Flamengo: a interminável luta pelo título de 87

Impasse no futebol brasileiro

Uma antiga polêmica voltou à tona nos últimos dias. A CBF divulgou um comunicado na última semana dizendo que o campeão Brasileiro de 1987 foi de fato o Sport. Com isso, a famosa taça de bolinhas foi entregue com muita festa e orgulho ao São Paulo, pois o Tricolor foi o primeiro a conquistar os cinco títulos nacionais, proposta sugerida para ficar com a posse definitiva da taça.
Mas nessa semana, Ricardo Teixeira voltou atrás na sua decisão e decidiu que o título de 87 seria dividido entre Sport e Flamengo. O curioso é que Ricardo tem o título de cidadão de Recife e poderá perder essa honraria por conta de sua decisão. O time pernambucano, que venceu o vice-campeão brasileiro do ano anterior Guarani na final, disse que vai reivindicar da decisão. Já o Flamengo entrou na justiça querendo a posse da taça de bolinhas, pois a conquista de 87 daria ao Mengo o primeiro pentacampeonato brasileiro.
O presidente do São Paulo Juvenal Juvêncio comunicou à presidente do Flamengo Patrícia Amorim para que façam um acordo legal e assim as duas entidades ficariam com a taça, uma sendo cópia e a outra sendo a peça original.

Rogério Ceni com a questionada taça de bolinhas

Entenda a confusão do Brasileirão de 1987, também chamado de Copa União:

Módulo Verde

2 grupos com 8 equipes cada

Grupo A: Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Corinthians, Flamengo, Grêmio, Palmeiras e Santa Cruz 
Grupo B: Coritiba, Cruzeiro, Fluminense, Goiás, Internacional, Santos, São Paulo e Vasco

Semifinais 
Flamengo 1x0 Atlético-MG (3x2 na volta)
Internacional 0x0 Cruzeiro (0x1 na volta)

Final
Internacional 1x1 Flamengo
Flamengo 1x0 Internacional

Flamengo campeão do Módulo Verde


Módulo Amarelo

2 grupos com 8 equipes cada

Grupo A: Atlético-GO, Atlético-PR, Criciúma, Guarani, Inter de Limeira, Joinville, Portuguesa e Rio Branco
Grupo B: América-RJ, Bangu, Ceará, CSA, Náutico, Sport, Treze e Vitória

Semifinais
Atlético-PR 0x0 Guarani (0x0 na volta – Guarani 1x0 nos pênaltis)
Bangu 3x2 Sport (1x3 na volta)

Final
Guarani 2x0 Sport
Sport 3x0 Guarani

Sport campeão do Módulo Amarelo

Decisão do campeonato: Flamengo x Sport

O Flamengo decidiu não disputar a decisão alegando ser o campeão da primeira divisão e o Sport da segunda. Porém, um dos argumentos usados contra o Flamengo é usando o Guarani: como o time que foi vice-campeão do último Brasileirão disputaria uma segunda divisão no ano seguinte? Seria impossível. Outro ponto: os dois representantes brasileiros na Libertadores de 1988 foram Sport(14º colocado) e Guarani (11º colocado).
Está aí mais um impasse do problemático futebol brasileiro e que dificilmente será resolvido entre os clubes e a CBF. Vamos esperar para os próximos capítulos dessa história que já dura 14 anos.

Sport, campeão brasileiro de 1987

Flamengo, o outro campeão brasileiro de 1987


Clube dos 13 também está em pé-de-guerra

Nesta quarta-feira, o Corinthians comunicou o seu afastamento do Clube dos 13. A entidade, que contava inicialmente com São Paulo, Palmeiras, Santos, Corinthians, Vasco, Botafogo, Fluminense, Flamengo, Internacional, Grêmio, Cruzeiro, Atlético-MG e Bahia, já perdeu os quatro clubes do Rio e conta com mais esse novo problema. O Corinthians segue querendo fechar acordo das transmissões dos jogos sem a participação da entidade, tendo assim os direitos sobre os próprios compromissos. Para sair do grupo, o Timão terá que desembolsar 25 milhões de reais.
Com isso, cria-se um prenúncio sobre uma nova liga de futebol no país, sendo cogitada a possibilidade de termos dois campeonatos nacionais por ano.
E é bom a CBF abrir o olho, porque daqui a pouco a moral que o futebol brasileiro resgatou nos últimos anos vai por água abaixo com supostos campeonatos medíocres e desorganizados que poderão vir por ai.


Thayan O. Motta

2 comentários:

  1. como diria o Neto:
    'Tá de bruincadera né'
    A CBF não pode fazer um papelão desse,
    mais respeito a historia do futebol brasileiro.

    ResponderExcluir